A confiança empresarial aumentou em agosto na Alemanha devido à melhoria das expectativas das empresas, mas a recuperação da economia "continua fraca", segundo dados divulgados hoje pelo Instituto Alemão de Investigação Económica (Ifo).
De acordo com o Ifo, o índice de confiança empresarial em toda a Alemanha subiu em agosto para 89 pontos, face aos 88,6 pontos de julho.
O instituto Ifo elabora este indicador de confiança com 9.000 respostas mensais de empresas dos setores industrial, de serviços, do comércio e da construção.
"A avaliação da situação atual foi pior", disse o presidente do organismo, Clemens Fuest, durante a apresentação dos resultados do índice.
"A recuperação da economia alemã continua fraca", acrescentou.
No setor industrial, a confiança empresarial piorou ligeiramente porque as empresas estão um pouco menos satisfeitas com a sua situação atual e reviram em baixa as suas expectativas, não sendo ainda visíveis sinais de crescimento na entrada de encomendas.
No entanto, a confiança melhorou significativamente entre os fabricantes de bens de capital.
Já no setor de serviços, a confiança empresarial deteriorou-se um pouco porque as expectativas das empresas se tornaram mais cautelosas, apesar de a avaliação da situação atual ter sido muito melhor.
A confiança empresarial melhorou nas empresas de arquitetura e engenharia.
Da mesma forma, a confiança empresarial piorou um pouco no comércio, com os empresários a indicarem que a sua situação atual se deteriorou.
Quanto à construção, a confiança empresarial diminuiu após muitos meses de estabilidade, porque as empresas estão menos satisfeitas com a sua situação atual, embora tenham melhorado as suas perspetivas para os próximos meses.
Leia Também: Jet lag? Há um truque tão simples que surpreende (mais deixamos mais)