Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

APED: "Promoção da eficiência energética é há muito realidade no setor"

Diretor-geral da APED diz que as empresas do setor da distribuição têm "procurado fazer mais e melhor, indo inclusive além das recomendações dadas pelo Governo".

APED: "Promoção da eficiência energética é há muito realidade no setor"
Notícias ao Minuto

10:15 - 14/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia APED

A promoção da eficiência energética no setor da distribuição é uma realidade, considera o diretor-geral da Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), Gonçalo Lobo Xavier, sublinhando que as empresas da área têm feito um esforço para ir "além das recomendações" dadas pelo Governo. 

"A promoção da eficiência energética é há muito uma realidade no setor da distribuição, procurando sempre um equilíbrio com a salvaguarda da segurança alimentar, o bem-estar dos consumidores e o desempenho mais sustentável dos espaços comerciais. Assumimos de bom grado que devemos dar o exemplo na poupança de energia e temos procurado fazer mais e melhor, indo inclusive além das recomendações dadas pelo Governo", disse Gonçalo Lobo Xavier, citado num comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

Ainda assim, considera que as medidas "extraordinárias para fazer à situação excecional vivida em termos energéticos tenham em conta as especificidades da nossa atividade e constituam iniciativas de duração limitada e que sirvam também para sensibilizar os consumidores".

A APED diz que as suas associadas "há muito que vêm desenvolvendo de forma voluntária medidas de ecoeficiência, indo além das recomendações dadas a conhecer pelo Governo com o Plano de Poupança de Energia 2022-2023". Entre as medidas implementadas "numa fração significativas de lojas" destaca as seguintes:

  • Desligar iluminação interior e exterior de caráter decorativo de edifícios após o encerramento da atividade das lojas;
  • Desligar iluminação de montras e similares, faixas, lonas e estandartes publicitários e cartazes na via pública e edifícios após encerramento da atividade das lojas;
  • Substituição da iluminação interior/exterior por iluminação de tecnologia LED de alto desempenho energético e instalação de regulador de fluxo luminoso de sistemas luminotécnicos;
  • Otimização da intensidade da iluminação às necessidades dos utilizadores dos espaços e adequação dos horários de iluminação de acordo com taxa de utilização e ocupação;
  • Promoção de maior utilização de luz natural, por exemplo através dos vãos envidraçados, claraboias ou tubos de luz.

"A APED vai também reforçar a divulgação de boas práticas no uso eficiente da energia junto dos consumidores através de uma campanha de sensibilização que será dada a conhecer em breve", é referido na mesma nota. 

Leia Também: Diretor-geral da APED avisa: "Preços ainda têm espaço para aumentar"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório