Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Das previsões de Bruxelas aos salários: Os cinco números da semana

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores. Conheça-os através dos principais números.

Das previsões de Bruxelas aos salários: Os cinco números da semana
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia História da semana

Esta semana ficou marcada pela atualização das projeções económicas por parte da Comissão Europeia, numa altura em que, por cá, o secretário de Estado Adjunto de António Costa, Miguel Alves, apresentou o seu pedido de demissão do Governo.

Sempre em cima da atualidade, o Notícias ao Minuto avaliou os momentos fundamentais desta semana que são transversais a vários setores.

Conheça-os através dos principais números.

A Comissão Europeia prevê que Portugal vai crescer 6,6% este ano e 0,7% em 2023, de acordo com as previsões macroeconómicas de outono, divulgadas na sexta-feira. Significa isto que está mais otimista para este ano, mas mais pessimista para 2023. 

A taxa de inflação acelerou para 10,1% em outubro, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE), na sexta-feira. Este valor, apesar de tudo, constitui uma revisão em baixa face à estimativa rápida, que apontava para 10,2%. Ainda assim, é o mais alto desde maio de 1992.

A secretário de Estado Adjunto de António Costa, Miguel Alves, apresentou, esta quinta-feira, o seu pedido de demissão do Governo. A carta de demissão foi divulgada pelo gabinete do primeiro-ministro, António Costa, que aceitou o pedido de exoneração, tal como o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Se precisa de atestar o seu automóvel, o melhor é esperar por segunda-feira para o fazer, já que se estima uma redução dos preços do gasóleo e da gasolina. A gasolina vai descer 3,5 cêntimos e o gasóleo 6,5 cêntimos, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.  

A remuneração bruta total mensal média por trabalhador aumentou 4,0%, para 1.353 euros, no 3.º trimestre de 2022, divulgou o INE, na quinta-feira. Contudo, em termos reais verificou-se uma diminuição de 4,7%, por causa da inflação. 

Leia Também: IVA de novembro vai poder ser pago em três ou seis prestações sem juros

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório