Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Dívida Pública? Medina espera que novas regras da UE sejam "realistas"

A Comissão Europeia apresenta, na quarta-feira, diretrizes sobre o futuro da governação económica da União Europeia.

Dívida Pública? Medina espera que novas regras da UE sejam "realistas"
Notícias ao Minuto

14:09 - 08/11/22 por Marta Amorim

Economia Orçamento

Fernando Medina falou aos jornalistas no âmbito da reunião do Ecofin, esta terça-feira, em Bruxelas, asseverando que o objetivo conjunto é diminuir a inflação, bem como evitar o "abrandamento das economias no centro e no leste da Europa". 

Questionado sobre as regras do défice e da dívida, que regressarão em 2024, comunicação que a União Europeia (UE) fará amanhã, Medina assinala que "Portugal, mesmo quando as regras não estiveram em vigor - e não o estiveram no último ano -, cumpriu integralmente essas regras e ultrapassou aquilo a que estaria estritamente obrigado a fazer"

O ministro frisou ainda a "estratégia" da redução da dívida pública e espera que estas novas regras sejam "realistas no sentido em que permitam ser adequadas face à realidade económica" de cada estado. 

A Comissão Europeia apresenta, na quarta-feira, diretrizes sobre o futuro da governação económica da União Europeia (UE), esperando-se regras orçamentais que prevejam investimentos, mas com regresso às apertadas metas de redução das dívidas públicas, elevadas devido à pandemia

O pacote de apoio à Ucrânia também foi tema nestes dois dias, revela, falando em 18 mil milhões de euros para 2023 "que cobre as necessidades financeiras do país por um ano". Para Medina, esta é uma proposta "forte e equilibrada do ponto de vista dos encargos que cada estado terá de suportar"

A natureza estrutural desde financiamento ainda não está definida. Ainda segundo Medina, a Hungria "manifestou reservas" quanto a este pacote que será apresentado amanhã. 

Leia Também: Medina pede "coordenação" entre política orçamental e monetária

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório