Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Poupar. Mais de metade colocam de lado até 10% do salário

Estudo da Intrum revela que os portugueses só conseguem poupar menos de um salário para enfrentar um imprevisto, sem se endividarem.

Poupar. Mais de metade colocam de lado até 10% do salário
Notícias ao Minuto

09:01 - 02/11/22 por Notícias ao Minuto

Economia Poupar

Mais de metade dos portugueses (53%) consegue poupar todos os meses até 10% do seu salário, de acordo com o estudo European Consumer Payment Report – ECPR, da Intrum, divulgado no âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se assinalou no início desta semana. 

Ainda assim, os resultados da análise mostram que "33% dos portugueses admite que, face a um evento imprevisto (p.e. reparação do seu automóvel), poderiam pagar das suas poupanças um valor equivalente a menos de um mês de salário, sem se endividarem", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Esta percentagem está acima da média europeia, que se situa nos 26%.

O estudo da Intrum revela que 84% dos portugueses consegue poupar todos os meses, mas 63% está insatisfeito com o que consegue poupar, 9 pontos percentuais acima da média europeia (54%).

"No grupo dos cinco países cujos consumidores manifestam maior insatisfação quanto ao valor das poupanças, estão a Grécia (73%), Roménia (71%), Polónia (65%), Eslováquia (64%) e Portugal. A vizinha Espanha aproxima-se na média europeia com 53%", pode ler-se na mesma nota divulgada. 

O estudo revela ainda que os "acontecimentos atípicos que o mundo enfrenta (pós-pandemia, guerra, inflação cada vez mais elevada), levou a que os portugueses se focassem na importância de garantir a sua segurança financeira". Nesta senda, 53% dos portugueses estão a poupar para proteger o seu bem-estar financeiro e 56% definiram objetivos para gerir melhor as suas despesas e poupanças.

Leia Também: A pensar investir em painéis solares? Este comparador pode ajudar

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório