Mais de metade dos portugueses (53%) consegue poupar todos os meses até 10% do seu salário, de acordo com o estudo European Consumer Payment Report – ECPR, da Intrum, divulgado no âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se assinalou no início desta semana.
Ainda assim, os resultados da análise mostram que "33% dos portugueses admite que, face a um evento imprevisto (p.e. reparação do seu automóvel), poderiam pagar das suas poupanças um valor equivalente a menos de um mês de salário, sem se endividarem", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. Esta percentagem está acima da média europeia, que se situa nos 26%.
O estudo da Intrum revela que 84% dos portugueses consegue poupar todos os meses, mas 63% está insatisfeito com o que consegue poupar, 9 pontos percentuais acima da média europeia (54%).
"No grupo dos cinco países cujos consumidores manifestam maior insatisfação quanto ao valor das poupanças, estão a Grécia (73%), Roménia (71%), Polónia (65%), Eslováquia (64%) e Portugal. A vizinha Espanha aproxima-se na média europeia com 53%", pode ler-se na mesma nota divulgada.
O estudo revela ainda que os "acontecimentos atípicos que o mundo enfrenta (pós-pandemia, guerra, inflação cada vez mais elevada), levou a que os portugueses se focassem na importância de garantir a sua segurança financeira". Nesta senda, 53% dos portugueses estão a poupar para proteger o seu bem-estar financeiro e 56% definiram objetivos para gerir melhor as suas despesas e poupanças.
Leia Também: A pensar investir em painéis solares? Este comparador pode ajudar