Atividade económica acelera em agosto mas clima económico diminui

O indicador da atividade económica acelerou em agosto, depois do abrandamento registado entre março e julho, e o indicador do clima económico diminuiu no mesmo mês, anunciou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Portugal no top 10 das democracias mundiais. Já na participação política…

© iStock

Lusa
20/10/2022 11:51 ‧ 20/10/2022 por Lusa

Economia

INE

 

Na Síntese de Conjuntura hoje divulgada, o INE precisa que "os indicadores de curto prazo (ICP) relativos à atividade económica na perspetiva da produção, disponíveis para agosto, apontam para uma aceleração da atividade económica, observando-se, em termos nominais, uma aceleração na indústria e nos serviços e, em volume, uma aceleração na construção e uma variação positiva na indústria, que havia sido negativa no mês precedente".

O indicador de atividade económica sintetiza um conjunto de indicadores quantitativos que refletem a evolução da economia.

Em relação ao indicador de clima económico, que sintetiza os saldos de respostas extremas das questões relativas aos inquéritos qualitativos às empresas, diminuiu em agosto e setembro, afastando-se do nível observado em fevereiro, mês em que atingiu o máximo desde março de 2019, indica o INE.

Leia Também: EM DIRETO: Siga aqui a conferência de imprensa de Sérgio Conceição

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas