Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

UGT diz-se empenhada em garantir acordo de Concertação Social

A UGT considerou hoje que o acordo de Concertação Social "é um bom ponto de partida" para melhorar a vida dos trabalhadores e disse estar empenhada em garantir "a sua correta implementação".

UGT diz-se empenhada em garantir acordo de Concertação Social
Notícias ao Minuto

20:21 - 11/10/22 por Lusa

Economia UGT

Em comunicado, a UGT realça que o acordo de médio prazo de melhoria dos rendimentos, salários e competitividade assinado no domingo pelo Governo e os parceiros sociais, à exceção da CGTP, "é um bom ponto de partida pois traz garantias de uma repartição mais justa da riqueza do país e inspira confiança na melhoria progressiva das condições de vida dos trabalhadores".

"A UGT empenhou-se na negociação de um acordo, com o objetivo fundamental de valorizar os salários dos trabalhadores, garantindo um aumento não inferior a 20% do rendimento médio por trabalhador em 2026 e a necessária convergência com as metas da União Europeia", pode ler-se no documento.

A central sindical congratula-se "com a valorização da Concertação Social" e diz-se empenhada, na atual "conjuntura de incerteza", em acompanhar a execução do acordo e em garantir "a sua correta implementação".

No documento, a UGT destaca algumas das medidas previstas, entre as quais uma valorização das remunerações por trabalhador de 5,1% em 2023, de 4,8% em 2024, de 4,7% em 2025 e de 4,6% em 2026, bem como o aumento do salário mínimo, para 760 euros em 2023, atingindo 900 euros em 2026.

"Em quatro anos, o salário mínimo nacional terá um aumento de 27,6%", sublinha a central sindical liderada por Mário Mourão.

A UGT refere ainda o aumento do valor do subsídio de refeição isento de tributação, "quer seja pago em dinheiro ou em cartão, com os limites de 5,20 euros e 8,32 euros respetivamente".

O acordo da Concertação Social, assinado por todos os parceiros no domingo à exceção da CGTP, prevê também o aumento do pagamento do trabalho suplementar a partir das 100 horas anuais, que serão pagas "pelos valores de antes da 'troika'" e com uma redução da taxa de retenção na fonte de IRS em metade, destaca a central sindical.

Leia Também: Deputados ibéricos defendem em Braga visão de longo prazo para a água

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório