Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Macron anuncia fundo de 100 milhões para Kyiv comprar equipamento militar

O presidente de França, Emmanuel Macron, anunciou, esta sexta-feira, a criação de um "fundo especial" para que a Ucrânia possa "comprar diretamente" da indústria francesa "o equipamento que mais precisa" para se defender da Rússia.

Macron anuncia fundo de 100 milhões para Kyiv comprar equipamento militar
Notícias ao Minuto

22:09 - 07/10/22 por Lusa

Mundo Ucrânia/Rússia

"Vamos dotar este fundo com 100 milhões de euros para começar", o que vai permitir "também poder trabalhar com a base industrial de defesa francesa", disse à imprensa em Praga, no final de uma cimeira informal de líderes da União Europeia (UE).

Esses fundos vão financiar a compra de "armas defensivas" como as já entregues por França desde o início da ofensiva russa na Ucrânia em fevereiro, segundo o chefe de Estado.

A França forneceu à Ucrânia até agora 18 canhões Caesar de calibre de 155 mm com alcance de 40 quilómetros, montados em camiões, mísseis antitanque e antiaéreos, veículos blindados avançados (VAB), combustível, equipamentos individuais e cerca de 15 canhões TRF1 de calibre de 155 mm.

"Existe uma vontade clara reafirmada de apoiar a Ucrânia neste momento da guerra, de continuar a ajudá-la com o nosso apoio orçamental, com a preparação para a reconstrução ou com o nosso apoio militar", sublinhou Macron.

O presidente francês também confirmou que França planeia entregar mais seis canhões Caesar -- retirados de um pedido da Dinamarca -- à Ucrânia.

"Estamos a discutir com os nossos parceiros dinamarqueses para entregar os Caesar, mas é uma discussão que tem certos aspetos técnicos e está a ser finalizada", disse.

"De qualquer forma, estamos prontos para isso, estamos prontos para cofinanciar, o que permitiria entregar várias unidades desse sistema de artilharia Caesar, que mostrou a eficácia no campo", acrescentou.

Leia Também: ONU em negociações intensas para estender acordo de exportação de cereais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório