Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Empréstimos? "As pessoas devem preparar-se para uma subida dos juros"

Álvaro Santos Pereira, que atualmente é diretor do Departamento de Estudos Sobre os Países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), alerta que as pessoas devem preparar-se para uma subida dos juros dos empréstimos.

Empréstimos? "As pessoas devem preparar-se para uma subida dos juros"
Notícias ao Minuto

08:55 - 27/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Álvaro Santos Pereira

O antigo ministro da Economia e Emprego Álvaro Santos Pereira considerou, na segunda-feira, em entrevista à SIC Notícias, que os tempos económicos atuais são "desafiantes" e alerta que as pessoas devem estar preparadas para uma subida dos juros dos empréstimos nos próximos meses. 

"Ao nível da política monetária, as pessoas devem preparar-se para uma subida dos juros. A OCDE está a prever, para a União Europeia (UE), que os juros do Banco Central Europeu (BCE) cheguem, pelo menos, a 4%. As pessoas têm que se preparar para esta situação", disse Álvaro Santos Pereira, que atualmente é diretor do Departamento de Estudos Sobre os Países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE). 

Álvaro Santos Pereira explica que "estamos com um decréscimo muito grande ao nível do crescimento económico e estamos também com um aumento do nível geral dos preços em vários países, o que levou a que os bancos centrais começassem a agir". 

Por este motivo, acredita que é "fundamental controlar a inflação o mais rapidamente possível, porque o rendimento real das famílias está a diminuir". 

Nas previsões económicas intercalares, divulgadas também na segunda-feira, a OCDE alertou para o impacto da Guerra na Ucrânia no mercado da energia e nas pressões inflacionistas, nomeadamente através das sanções impostas à Rússia.

A organização recorda que os preços do gás e eletricidade já estão elevados, mas adverte que podem aumentar ainda mais no caso de haver escassez na Europa, assinalando que tal pode ocorrer se fornecimentos alternativos não se concretizarem na medida do esperado ou se a procura por gás for excecionalmente alta devido a um inverno frio.

Leia Também: O que fazer para receber o 'cheque' de 125€ que será pago já em outubro

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório