Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Cinco dicas para quem está a entrar no mercado de trabalho

Para auxiliar os cidadãos nestas circunstâncias, o Doutor Finanças preparou cinco dicas sobre o que pode encontrar no mercado de trabalho e como se preparar.

Cinco dicas para quem está a entrar no mercado de trabalho
Notícias ao Minuto

08:29 - 26/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Mercado de trabalho

A entrada no mercado de trabalho pode ser desafiante, caracterizado por muitas dúvidas. Para auxiliar os cidadãos nestas circunstâncias, o Doutor Finanças preparou algumas dicas sobre o que pode encontrar no mercado de trabalho e como se preparar. Tome nota de cinco delas: 

1. Antes de tudo: A preparação do CV

"Antes de começar à procura de emprego, é essencial preparar um currículo que esteja atualizado. Fazer um bom CV é determinante para que possa sobressair e conseguir entrar no mercado de trabalho. E quando o enviar, adapte-o à função e à empresa para onde se está a candidatar."

2. A procura por um emprego

"A procura de emprego pode ser feita de várias maneiras. Pode responder a anúncios publicados nos sites agregadores de ofertas de emprego, nos jornais ou nos sites das empresas. Desta forma, vai estar a responder a necessidades identificadas pelas próprias empresas."

3. Preparação para as entrevistas

"Uma entrevista de emprego pode ser um momento desconfortável. Mas não é necessário. Pense na entrevista como uma conversa com alguém com quem pode ir trabalhar. Antes da entrevista prepare-se. Estude um pouco a empresa, o projeto e a área para a qual se candidatou. Responda às questões que lhe colocarem da forma mais clara e concisa que puder. Deixe os nervos de lado e concentre-se no seu objetivo. Seja transparente e honesto. (...) Assuma as suas forças e fragilidades. Todos temos. Mesmo as pessoas que estiverem a fazer-lhe a entrevista."

4. A sua despesa mais importante: poupança

"Estabeleça metas de poupança, desafie-se e permita-se atingir a verdadeira liberdade. Assim, assuma uma despesa fixa todos os meses. A poupança é a fatura mais importante que alguma vez terá. Se todos os meses colocar de parte uma parcela do seu rendimento, vai poder alcançar realmente os seus sonhos."

5. Sair de casa dos pais

"A maior parte dos jovens adultos ambiciona sair de casa dos pais. Sendo que este sonho exige disciplina. Se houver o hábito de poupança desde cedo, a sua concretização será mais fácil. Para começar, e de forma a saber quanto é preciso ter de parte para o conseguir, é fundamental saber de quanto estamos a falar. O objetivo é comprar ou arrendar casa? As duas hipóteses são válidas, sendo que cada uma delas tem desafios diferentes."

Leia Também: Tempo quente? Outubro pode começar "com temperaturas acima dos 30ºC"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório