Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Comboios recuperados já estão a circular", mas processo leva tempo

O ministro Pedro Nuno Santos admite, contudo, que o "tempo de concretização, infelizmente, não é o que desejamos".

"Comboios recuperados já estão a circular", mas processo leva tempo
Notícias ao Minuto

10:03 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

Economia Pedro Nuno Santos

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, disse esta quinta-feira que o Governo tem recuperado material ferroviário circulante e que já há comboios recuperados a circular, mas admitiu que este processo leva tempo. Dada a falta de investimento na ferrovia em anos anteriores, há comboios com várias décadas a circular. 

"Quando o país achou que o comboio era um meio de transporte do passado deixou de investir nele e temos comboios com 40, 50, 60 anos a circular", disse o ministro das Infraestruturas, em declarações transmitidas pela SIC Notícias. Pedro Nuno Santos lembrou que o Governo tem recuperado material ferroviário circulante, "que estava encostado", e hoje já está a funcionar.

"Comboios recuperados já estão mesmo a circular hoje", acrescentou, admitindo que este processo leva tempo e, por isso, o "tempo de concretização, infelizmente, não é o que desejamos".

O primeiro-ministro, António Costa, adiantou, em julho, que a renovação das carruagens compradas a Espanha, que está a ser feita nas oficinas de Guifões, em Matosinhos, tem "95% de incorporação nacional".

No conjunto, acrescentou, houve cerca de 50 empresas portuguesas a produzirem componentes para a modernização destas carruagens.

A Comboios de Portugal (CP), que reabriu a oficina de Guifões em janeiro de 2020, "tornou-se verdadeira locomotiva de um importante setor económico do nosso país", referiu o líder do Executivo.  

Encerradas em 2011, as oficinas de Guifões reabriram em janeiro de 2020 com o propósito de garantir a manutenção do material circulante que está ao serviço da CP, recuperação do que está parado e modernização de composições.

Desde então, revelou Costa, foram já intervencionadas 67 automotoras, locomotivas e carruagens.

Leia Também: Juros da dívida sobem a dois anos para máximo desde março de 2014

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório