S&P Global Ratings sobe 'rating' do BPI

A agência de notação financeira S&P Global Ratings melhorou o 'rating' da dívida de longo prazo do BPI, de BBB para BBB+, uma subida de um nível na escala de grau de investimento, anunciou hoje o banco.

Notícia

© Lusa

Lusa
16/09/2022 16:52 ‧ 16/09/2022 por Lusa

Economia

BPI

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o banco acrescenta que a agência reafirmou o 'rating' da dívida de curto prazo de 'A-2' e que o 'outlook' (perspetiva) para a notação de 'rating' é estável.

"Esta subida reflete o 'upgrade' [melhoria] do 'rating' do soberano recentemente anunciado e uma melhoria da avaliação intrínseca ('stand-alone credit profile') do Banco BPI, de bb+ para bbb-, suportada pela revisão dos fatores de capital e rentabilidade", lê-se no comunicado.

No dia 09 de setembro, a S&P subiu o 'rating' da dívida soberana portuguesa de 'BBB' para 'BBB+', com perspetiva estável.

O 'rating' é uma avaliação atribuída pelas agências de notação financeira, com grande impacto para o financiamento dos países e das empresas, uma vez que avalia o risco de crédito.

Leia Também: BPI reduz participação qualificada na Conduril para 9,62%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas