Meteorologia

  • 04 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 7º MÁX 18º

Governo húngaro vai comprar 49% da subsidiária da Vodafone no país

O Governo húngaro anunciou hoje que vai comprar 49% da subsidiária do grupo Vodafone no país, a segunda maior do setor, enquanto a privada 4iG ficará com 51%, numa operação total avaliada em 1.750 milhões de euros.

Governo húngaro vai comprar 49% da subsidiária da Vodafone no país
Notícias ao Minuto

11:15 - 22/08/22 por Lusa

Economia Vodafone

"O Governo colabora para que a Vodafone Hungria passe a ser propriedade húngara", afirmou o ministério do Desenvolvimento Económico em comunicado, em que salienta o objetivo de que os setores estratégicos estejam em mãos húngaras.

O portal económico Napi.hu, citado pela Efe, indica que a empresa privada 4iG valorizou a operação em cerca 1.750 milhões de euros.

O Governo participa na aquisição através da empresa estatal Corvinus, que irá adquirir 49% da operadora de telecomunicações Vodafone Hungria, enquanto a 4iG ficará com os restantes 51%, adianta a empresa em comunicado, onde salienta que já foi firmado "um acordo não vinculativo" com a Vodafone Europe BV.

A Vodafone é a segunda empresa de telecomunicações da Hungria, com 3,8 milhões de clientes dos 9,7 milhões de habitantes do país, apenas atrás da Telekom, que tem 5,3 milhões de clientes.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) no período 2020-2021 da Vodafone Hungria foi de 228 milhões de euros e a sua faturação ascendeu a 682 milhões de euros, enquanto o número de trabalhadores da operadora ultrapassa os 3.000.

A 4IG, considerada pelo diário digital independente Hvg como a "super 'holding' informática e tecnológica" dos círculos próximos do Fidesz, partido do primeiro-ministro, Viktor Orbán, fechou 2021 com um EBITDA de 27 milhões de euros.

Leia Também: Receitas de serviço da Vodafone sobem 2,5% mas recuam na Alemanha

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório