Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Poupar, investir, planear: 12 dicas para gerir as suas finanças pessoais

Por considerar que "ao longo do ano, há muitos assuntos por resolver, para poupar, investir ou, simplesmente, para organizar a vida", a DECO Proteste dá 12 dicas para gerir a sua 'carteira'. 

Poupar, investir, planear: 12 dicas para gerir as suas finanças pessoais
Notícias ao Minuto

08:55 - 09/08/22 por Notícias ao Minuto

Economia finanças pessoais

Com a subida dos preços que se tem verificado nas últimas semanas é cada vez mais importante uma boa gestão das finanças pessoais, de modo a controlar bem as despesas - e os rendimentos. Por considerar que "ao longo do ano, há muitos assuntos por resolver, para poupar, investir ou, simplesmente, para organizar a vida", a DECO Proteste12 dicas para gerir a sua 'carteira'

1. Cartão de crédito: Pague na totalidade

"Se costuma fasear o pagamento do extrato mensal, passe a pagá-lo na sua totalidade. Ao saldar as compras efetuadas nos 20 a 50 dias anteriores, evita o pagamento de juros. E se optar por um cartão sem anuidade, pode usufruir de todas as vantagens deste meio de pagamento sem qualquer custo."

2. Seguro de saúde: Escolha o melhor possível 

"O seguro de saúde é válido em caso de doença ou acidente, e vendido sob a forma de pacotes predefinidos de coberturas e capitais, para pagar despesas com cirurgias; consultas de especialidade; parto; estomatologia; próteses e medicamentos; doença oncológica ou doença grave. (...) Descubra o melhor para si no nosso comparador de seguros de saúde."

3. PPR: Preparar a reforma

"As previsões assustam: em 2045, os pensionistas vão viver com valores de reforma abaixo de 50%. Se está na casa dos 40 ou 50 anos, é urgente programar uma poupança de longo prazo. Deve começar cedo."

4. Condomínio: Cuidados enquanto administrador

"Para conciliar o condomínio com a sua vida pessoal e profissional imponha limites – o administrador não é um funcionário (ainda por cima, por norma, o cargo não é remunerado). Evite tomar partido relativamente a questões de vizinhança e privilegie os contactos por escrito (e-mail), especialmente fora de horas."

5. Finanças: Ganho 500 euros e faço a simulação

"Distrai-se e deixa despesas pendentes no e-Fatura? Algumas de educação e saúde, às vezes, caem no vazio. Embora o prazo de entrega do IRS relativo a 2021 já tenha terminado, convém começar a ter atenção às despesas de 2022 que já tenha vindo a realizar. (...) Quando chegar a altura de entregar o IRS, deve ter dois cuidados principais: verifique se as faturas estão todas mencionadas no anexo H. Se não, deve acrescentá-las, desde que tenha os comprovativos. E simule: verifique se compensa englobar alguns rendimentos, como os de capitais e os de rendas."

6. Seguro automóvel: Ano novo, carro velho sem danos próprios

"O seguro automóvel de danos próprios é útil em situações em que o condutor é responsável por um acidente que envolve danos elevados no próprio carro (por exemplo, com perda total) ou quando o veículo é furtado. Faça-o nos primeiros cinco anos após a aquisição de um carro novo."

7. Crédito à habitação: Amortizar a dívida da casa

"Tem algum dinheiro de parte e quer encurtar a dívida da casa ao banco? Além de reduzir o encargo, pode poupar nos juros e solicitá-lo a qualquer momento. Tem de o fazer por escrito com, no mínimo, sete dias úteis de antecedência e a amortização deve acontecer no mesmo dia em que é cobrada habitualmente a prestação mensal."

8. Apoiar entidades de solidariedade social

"Há benefícios fiscais para quem ajuda entidades públicas ou privadas com iniciativas em várias áreas: social, cultural, ambiental, científica ou tecnológica, desportiva ou educacional."

9. Investimentos: o que faço ao dinheiro que poupei?

"Não o deve guardar debaixo do colchão, até porque, com as altas taxas de inflação, o seu dinheiro vai perder valor. Ainda que as aplicações de poupança rendam pouco, deverá procurar as melhores soluções, como forma de minimizar o efeito negativo da inflação."

10. Transferir o seguro de vida

"Transfira o seguro de vida associado ao crédito à habitação para uma seguradora mais barata. Em regra, em troca de um spread mais baixo no crédito à habitação, os bancos propõem a contratação do seguro de vida e do multirriscos-habitação comercializados pela própria instituição. Mas nem sempre é mais vantajoso: em muitos casos, o que poupa com a bonificação do spread é inferior ao que paga a mais pelo seguro."

11. Testamento vital: Se me acontece algo, quero ser eu a decidir

"Se for maior de idade e não estiver ao abrigo do regime do maior acompanhado, pode decidir o que lhe acontece se enfrentar uma situação delicada de saúde, que o ponha entre a vida e a morte. Isso é feito através do testamento vital. Aí declara que cuidados de saúde deseja ou não receber se vier a estar incapaz de expressar a sua vontade e lhe seja diagnosticada uma doença incurável em fase terminal, sem expectativa de recuperação de acordo com a avaliação feita por uma equipa médica."

12. Seguro para animais de estimação

"Para evitar conflitos com a vizinhança e proteger a saúde dos animais de estimação, há uma oferta crescente deste tipo de apólices. A maioria destina-se a cães e gatos; algumas estendem-se a roedores e a porcos vietnamitas. Abrangem a responsabilidade civil, que garante as indemnizações exigidas ao segurado. Esta cobertura é obrigatória por lei para raças de cães consideradas potencialmente perigosas – o capital mínimo deverá ser de 50 mil euros."

Leia Também: Governo poderá atualizar escalões do IRS à taxa de inflação em 2023

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório