Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

DECO recorda: Isolamento profilático por causa da Covid-19 é pago a 100%

Fique a par dos seus direitos.

DECO recorda: Isolamento profilático por causa da Covid-19 é pago a 100%
Notícias ao Minuto

08:26 - 30/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia Covid-19

A Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (DECO) lembra que a baixa por isolamento profilático no âmbito da Covid-19 é paga a 100% pela Segurança Social, durante 14 dias. "Caso a autoridade de saúde determine baixa por isolamento profilático, e não puder manter-se em teletrabalho, está protegido", adianta. 

De acordo com a organização, "este subsídio é pago logo a partir do primeiro dia de baixa e tem a duração máxima de 14 dias. É atribuído tanto a trabalhadores por conta de outrem como aos trabalhadores independentes e do serviço doméstico". 

"Basta a declaração provisória de isolamento profilático, emitida na sequência do contacto com o SNS24, para acionar o pagamento do subsídio. Esta declaração atesta a necessidade de isolamento profilático e funciona como uma justificação de faltas, mas não se trata de uma verdadeira baixa médica. É válida por um período de sete dias ou até que seja emitido o certificado de incapacidade temporária, ou até que o trabalhador tenha alta. Se os sete dias forem suficientes para a recuperação do trabalhador, este não tem de fazer mais nada e pode regressar ao trabalho", nota a DECO Proteste. 

Teletrabalho substitui a baixa?

Ainda de acordo com a DECO, "quando o trabalhador está impedido de exercer a sua atividade profissional no período indicado para o isolamento, e não pode exercer a sua atividade em regime de teletrabalho, o isolamento profilático é equiparado a situação de doença".

Contudo, para isso "tem de ser decretado por uma autoridade de saúde e motivado por uma situação de grave risco para a saúde pública. O contacto com a linha telefónica SNS24 permite obter uma declaração provisória de isolamento". 

Leia Também: Diabetes: Os 'vilões' e alimentos que precisa mesmo de começar a comer

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório