Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Mais Sindicato, SBN e SBC acordam com BCP atualizações salariais

O Mais Sindicato e os sindicatos dos Trabalhadores do Setor Financeiro (SNB) e dos Bancários do Centro (SBC) acordaram com o BCP aumentos salariais de 0,50% em 2021 e de 0,70% a 1,10% em 2022.

Mais Sindicato, SBN e SBC acordam com BCP atualizações salariais
Notícias ao Minuto

11:57 - 28/06/22 por Lusa

Economia Banca

"Depois de inúmeras reuniões de negociação, o BCP finalmente evoluiu na sua posição e o Mais, o SBC e o SBN deram o seu acordo de princípio à revisão salarial para 2021 e 2022", anunciaram os sindicados num comunicado divulgado hoje.

Segundo acrescentam, os aumentos acordados serão processados já nos vencimentos de julho.

Recordando que "as negociações de revisão salarial com o BCP foram muito difíceis e prolongaram-se até agora devido à intransigência do banco, o que não permitiu um entendimento no mesmo período dos restantes IRCT [Instrumentos de Regulação Coletiva de Trabalho], os sindicatos referem que, "finalmente, o BCP evoluiu na sua posição, apresentando uma proposta mais consentânea às pretensões dos sindicatos verticais".

Assim, o acordo agora alcançado prevê, relativamente a 2021, um aumento de 0,50% da tabela salarial, um subsídio de almoço de 9,80 euros e um aumento de 0,50% das cláusulas de expressão pecuniária.

Já para 2022 foi acordado um aumento de 1,10% até ao nível 13 (inclusive) e de 0,70% dos níveis 14 ao 20. O subsídio de almoço foi fixado em 10,50 euros e as cláusulas de expressão pecuniária sofrem um aumento de 1,10%.

Mais Sindicato, Sindicato dos Trabalhadores do Setor Financeiro (SNB) e Sindicato dos Bancários do Centro (SBC) acordaram com os bancos subscritores do ACT atualizações salariais de 0,5% em 2021 e 1,1% em 2022, disseram em comunicado.

Já Caixa Geral de Depósitos (CGD), BCP, Crédito Agrícola e Montepio têm acordos autónomos.

De acordo com os sindicatos, "o processo negocial com o BCP prossegue com vista à melhoria e atualização do clausulado do ACT [Acordo Coletivo de Trabalho] em vigor".

Leia Também: Morte de 46 pessoas no Texas é "culpa de Biden", acusa governador

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório