Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Quatro cuidados a ter ao preparar (e gozar) as férias de verão

Já só pensa nas férias de verão? Fique a par de algumas dicas para garantir que aproveita bem os dias de descanso.

Quatro cuidados a ter ao preparar (e gozar) as férias de verão
Notícias ao Minuto

10:26 - 27/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia Férias de verão

As férias estão 'à porta' e já está a planear o que vai fazer nos tão esperados dias de descanso? Este artigo é para si. O Doutor Finanças reuniu um conjunto de quatro dicas que ajudam a preparar as férias de verão. Fique a par: 

1 - Escolha opções que permitam o cancelamento gratuito

"Todos estamos sujeitos a imprevistos que nos impossibilitam de ir de férias. Mas quando prepara as suas férias com vários meses de antecedência, a probabilidade de surgirem imprevistos é ainda maior. Embora muitos imprevistos não alterem o planeamento base de umas férias, existem outros que levam mesmo ao cancelamento de certas reservas ou à alteração de certas datas. Por isso, para não perder dinheiro com estadias que pode não desfrutar, opte por reservas que permitem o cancelamento gratuito."

2 - Vai reservar um alojamento através do Airbnb? Esteja atento

"Em primeiro lugar, antes de escolher um alojamento, leia bem todas as condições e comodidades que este possui. Depois, verifique sempre o preço por noite do quarto/apartamento/moradia antes de reservar. Afinal, as datas da reserva e o número de pessoas vão influenciar o preço final a pagar. O pagamento é feito à plataforma, e o valor final tem em conta as datas, número de pessoas e ainda acresce uma taxa de limpeza.

Mas antes de proceder ao pagamento, leia com atenção os comentários e as avaliações de outros hóspedes. Além disso, é fundamental guardar o contacto do anfitrião para eventuais esclarecimentos ou qualquer problema que possa ocorrer."

3 - Pondere se é ou não vantajoso usar o seu cartão de crédito

"Usar o seu cartão de crédito nas férias de verão tem os seus prós e contras. E por isso, deve ponderar bem se a sua utilização é benéfica, em que situações compensa, mas também quando traz riscos para o seu orçamento."

4 - Atenção às redes de wi-fi que utiliza

"Como último conselho, quando vai de férias é normal que acede frequentemente aos dados móveis do seu telemóvel. Mas se vai de férias por períodos mais longos, a dada altura, os seus dados móveis podem terminar ou pode querer poupá-los. Nestas situações há tendência a recorrer a redes de wi-fi públicas ou gratuitas. Embora não exista mal nenhum em usar este tipo de rede pública, é preciso ter atenção aos sites que consulta, bem como as informações que fornece quando está a usar estas redes. Ou seja, numa rede pública ou gratuita, nunca deve aceder a contas pessoais, ao seu banco, nem prestar informações dos seus dados pessoais."

Leia Também: Ainda não entregou o IRS? Tem até quinta-feira para o fazer

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório