Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Finanças pessoais: Como preparar a carteira para as férias de verão?

Com um bom planeamento deste período pode evitar gastos desnecessários e, paralelamente, reduzir o 'stress' de deixar tudo para a última. Fique a par de algumas dicas.

Finanças pessoais: Como preparar a carteira para as férias de verão?
Notícias ao Minuto

08:46 - 26/06/22 por Notícias ao Minuto

Economia finanças pessoais

As férias de verão estão à porta e aproximam-se os dias de descanso, as viagens e o convívio com os familiares e amigos. Com um bom planeamento deste período pode evitar gastos desnecessários e, paralelamente, reduzir o 'stress' de deixar tudo para a última. 

É neste contexto que o Doutor Finanças apresenta três dicas para preparar as férias de verão. Tome nota: 

1. Definir um orçamento

"Ao preparar as férias de verão com antecedência pode encontrar mais soluções dentro das suas possibilidades financeiras. Mas para isso, primeiro, precisa de definir um orçamento que englobe todos os encargos com as suas férias, sem que as suas despesas mensais e dos próximos tempos sejam afetadas."

2. Inclua todas as despesas das férias no orçamento e siga-o à risca

"O orçamento para as férias deve incluir custos da viagem, deslocações no local, o valor total do alojamento, alimentação, atividades e visitas a locais, passeios ou excursões pagas. Além disso, não se esqueça de contemplar um valor para eventuais compras que queira fazer para os seus filhos ou até para si. Se for para o estrangeiro, as recordações que compra para os seus familiares e amigos mais próximos também devem estar incluídas no seu orçamento e ter um teto máximo definido." 

3. Quanto maior for a antecedência, maior será o valor da poupança

"Ao preparar as férias de verão com bastante antecedência, poderá poupar um valor bastante significativo e até diminuir o peso das suas férias no seu orçamento. E porque é que isto é possível? Porque através de um planeamento antecipado pode aceder a promoções e descontos de agências de viagens, cadeias de hotéis, voos, alugar de veículos, etc. Mas atenção. É preciso investir tempo em simulações de datas e diferentes localizações, pois os preços descem em determinados dias e horas e/ou em locais específicos."

Dica extra (com exemplo):

"Se todos os meses a sua família conseguir poupar 75 euros para as férias, no final de seis meses terá poupado 450 euros. Este pode ser um excelente reforço para o seu período de férias", acrescenta a empresa especializada em finanças pessoais. 

Leia Também: "Poupar água sem esforço". Nove dicas para reduzir o consumo em casa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório