Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º
Lar Conselhos "Poupar água sem esforço". Nove dica...

"Poupar água sem esforço". Nove dicas para reduzir o consumo em casa

Quer poupar na fatura da água? Fique a par destas dicas.

"Poupar água sem esforço". Nove dicas para reduzir o consumo em casa
Notícias ao Minuto

08:15 - 20/06/22 por Notícias ao Minuto 

Casa Água

Além de ser um recurso essencial para a vida humana, que deve ser protegido, a água é também uma das despesas mensais a pagar por qualquer família, o que significa que reduzir o seu consumo pode significar uma fatura 'mais leve'. 

Nesta senda, o ComparaJá reuniu nove dicas que ajudam a "poupar água sem esforço". Tome nota: 

1. Deixe que a tecnologia o ajude a poupar água

"Felizmente, há cada mais ferramentas à sua disposição. De sensores a apps no telemóvel, atualmente é fácil controlar o consumo. Um exemplo é a aplicação Banho Rápido que lhe permite cronometrar os duches, calcular quanta água gasta e quanta pode poupar com dicas diárias."

2. Feche a torneira enquanto lava os dentes ou faz a barba

"Fechar a torneira quando não se usa é uma dica simples e com impacto, mas muito negligenciada. Da mesma forma que não deixaria a luz ligada quando sai de uma divisão, não deixe a torneira ligada quando não precisa, mesmo durante a rotina de higiene pessoal."

3. Faça uma utilização cuidadosa das máquinas de lavar loiça e roupa

"Os eletrodomésticos que mais consomem água, como a máquina de lavar roupa ou a máquina de lavar loiça, devem ser utilizados com cuidados especiais para evitar o desperdício. Vale a pena destacar que lavar a loiça na máquina é mais eficiente do que fazê-lo à mão."

4. Instale autoclismos com carga dupla ou reduza a quantidade por descarga

"Sabia que cada descarga do autoclismo gasta perto de 15 litros de água? Para poupar neste campo, a forma mais simples é reduzir a quantidade de água do enchimento, e regular para cerca de 1.5 litros por descarga. É um valor mais do que suficiente para a maioria das utilizações."

5. Regue as plantas com água reutilizada e às horas de menor calor

"Há várias formas de poupar água no jardim. Sempre que possível regue as plantas nas horas de menor calor para evitar perdas por evaporação. Outra dica simples é fazer uma rega intensa, mas espaçada no tempo."

6. Instale redutores de caudal para poupar água

"Os redutores de caudal são aparelhos que se instalam nas torneiras para diminuir o consumo de água e, com isso, fazer descer a conta no final do mês. São pequenas peças metálicas que se aplicam na ponta das torneiras e substituem a água retirada por ar. Ou seja, as torneiras com estes dispositivos libertam uma mistura de água com oxigénio."

7. Opte por duches rápidos de forma a poupar água

"Provavelmente, não haverá um conjunto de dicas para poupar água que não inclua encurtar os duches. E por bons motivos. Esta é, afinal, uma das atividades diárias de maior consumo. A ideia de um banho de imersão relaxante no final de um dia de trabalho pode parecer um sonho, mas tem um custo, para a carteira e para o ambiente. Para poupar água, corte nos banhos longos e de imersão."

8. Detete e repare fugas de água

"As fugas de água podem tornar-se autênticos pesadelos, não só porque aumentam drasticamente o desperdício de água, mas porque podem ainda danificar móveis, produtos e outros artigos se não forem detetadas atempadamente."

9. Conheça os seus direitos

"Todos os anos, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) recebe milhares de queixas sobre temas como leituras, faturação, cobranças, e a qualidade da água. Para além de todas as dicas já referidas, é importante conhecer bem os seus direitos e fazê-los valer se necessário."

Leia Também: Tiroteio em Washington D.C. mata jovem de 15 anos e faz três feridos

Campo obrigatório