Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Regulador de energia australiano assume controlo da rede elétrica

O regulador de energia da Austrália assumiu hoje o controlo da rede elétrica do país, suspendendo um sistema de mercado atingido pelo aumento dos preços e pela ameaça de apagões generalizados.

Regulador de energia australiano assume controlo da rede elétrica
Notícias ao Minuto

09:03 - 15/06/22 por Lusa

Economia Austrália

O regulador disse ter "suspendido o mercado à vista" para eletricidade em "todas as regiões" porque já não fornecia "abastecimento seguro e fiável".

A eletricidade utilizada para alimentar as casas australianas é tipicamente comprada e vendida no leste densamente povoado do país, um sistema concebido para reduzir os custos grossistas e diversificar o fornecimento.

Mas o mercado foi atirado para a crise por uma série de choques de oferta e procura. O regulador interveio agora para fixar os preços e organizar a distribuição.

A Austrália é um dos três maiores produtores mundiais de gás e carvão, mas quase um quarto das centrais térmicas da costa oriental estão atualmente encerradas devido a avarias ou trabalhos de manutenção.

A guerra na Ucrânia também levou a um aumento da procura de exportações de gás australiano, absorvendo qualquer excedente que pudesse aliviar a escassez no mercado interno.

Os problemas de abastecimento foram exacerbados por uma onda de frio na costa leste, levando os fornecedores de eletricidade a pedir às famílias que reduzissem a sua utilização de energia.

A maioria dos residentes da costa leste, incluindo os dez milhões de residentes de Sydney e Melbourne, foram avisados de que poderiam ocorrer cortes de energia.

Leia Também: Australiano acusado por montar arma de fogo com impressora 3D

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório