PIB de Macau cai 8,9% no primeiro trimestre do ano

O Produto Interno Bruto (PIB) de Macau caiu 8,9% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2021, informaram hoje as autoridades.

Notícia

© Lusa

Catarina Domingues
27/05/2022 14:47 ‧ 27/05/2022 por Catarina Domingues

Economia

Macau

"A desaceleração económica deveu-se ao enfraquecimento da procura global", referiu um comunicado da Direção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC).

Em termos de procura externa, as exportações de serviços registaram uma queda homóloga de 4,7% e as de serviços de jogos caíram 25,1%, enquanto as exportações de bens cresceram 56,8% e as exportações de outros serviços turísticos aumentaram 1,9%.

Já "a procura interna diminuiu 1,2% em termos anuais, arrastada pela descida do consumo privado", apontou a nota, realçando que "as importações de bens subiram 29% e as importações de serviços ascenderam 2,8%".

A despesa de consumo final das famílias no mercado local revelou uma queda anual de 2,2%, "já que se observaram diminuições no consumo dos residentes em bens duradouros e semi-duradouros, devido às incertezas das perspetivas económicas e ao enfraquecimento do mercado de trabalho", destacou a DSEC.

"A despesa de consumo privado diminuiu 2,7% em termos anuais", acrescentou.

Por outro lado, apontou ainda o comunicado, no primeiro trimestre do ano, a despesa de consumo final do Governo diminuiu 2% face ao mesmo período do ano passado, "dada a redução das despesas efetuadas" neste período de "prevenção pandémica", com destaque para uma diminuição de 6,9% nas compras líquidas de bens e serviços e para uma subida de 1,3% nas remunerações dos empregados.

No trimestre em análise, o deflator implícito do PIB, que mede a variação global de preços, registou uma subida anual de 0,3%, informou a DSEC.

Leia Também: Macau perdeu 700 trabalhadores não residentes em abril

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas