Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Afinal, há (ou não) um dia específico para pagar o salário?

O Código do Trabalho não prevê um dia em específico para o pagamento dos salários, mas há alguns pontos a ter em atenção. 

Afinal, há (ou não) um dia específico para pagar o salário?
Notícias ao Minuto

08:02 - 29/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Salário

O dia de receber o salário é sempre um dos mais esperados pelos trabalhadores, mas está a par sobre o que diz a lei a este propósito? Antes de mais, importa sublinhar que o Código do Trabalho não prevê um dia em específico para o pagamento dos salários, mas há alguns pontos a ter em atenção

Vamos por partes. Antes de mais, a lei estipula que o "crédito retributivo vence-se por períodos certos e iguais, que, salvo estipulação ou uso diverso, são a semana, a quinzena e o mês do calendário". 

Além disso, é ainda definido na lei que "a retribuição deve ser paga em dia útil, durante o período de trabalho ou imediatamente a seguir a este".

Importa ainda sublinhar que o "montante da retribuição deve estar à disposição do trabalhador na data do vencimento ou em dia útil anterior". 

Qual é, então, a conclusão a retirar?

A conclusão é que não há um dia específico previsto na lei para o pagamento dos salários, sendo que o que se sabe é que este deve ser pago num dia útil, durante ou imediatamente depois do período de trabalho. Além disso, a semana, a quinzena e o mês do calendário definem a periodicidade do pagamento de salários. 

Leia Também: Cinco estratégias que melhoram a performance das empresas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório