Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Gasolina sobe, gasóleo desce e ISP mexe. As previsões para a semana

Informação avançada esta sexta-feira pelo Ministério das Finanças.

Gasolina sobe, gasóleo desce e ISP mexe. As previsões para a semana
Notícias ao Minuto

19:43 - 20/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Depois da previsão sobre uma possível descida do preço do gasóleo, acompanhada pelo subida do preço da gasolina, os dados divulgados esta sexta-feira pelo Ministério das Finanças apontam para uma descida de 2,8 cêntimos do preço do gasóleo e uma subida de 4,1 cêntimos no preço da gasolina, a partir da próxima segunda-feira, dia 23 de maio.

Em comunicado, o Governo informa que o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) vai cair 1,2 cêntimos por litro a partir da próxima segunda-feira, apenas na gasolina. "Considerando o efeito conjunto da tributação em sede de IVA e ISP, a decisão reflete-se num alívio da carga fiscal de 1,5 cêntimos por litro de gasolina", acrescenta o ministério.

Esta decisão, no entanto, não se aplica aos descontos no preço do gasóleo, onde a taxa de ISP se manterá inalterada.

Relativamente ao alívio da carga fiscal sobre os combustíveis, através do mecanismo de atualização semanal do ISP e da "redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa de IVA de 13%", este alívio continua fixado em 21,5 cêntimos por litro de gasóleo, e sobe para 24 cêntimos por litro de gasolina.

As previsões do ministério das Finanças são feitas todas as sextas-feiras, prevendo-se uma nova reavaliação no dia 27 de maio, no âmbito da revisão semanal do mecanismo de atualização do ISP.

Fonte do setor ao Notícias ao Minuto já tinha previsto uma subida no preço da gasolina e uma descida no preço do gasóleo, embora as previsões para o primeiro combustível fossem mais acentuadas.

Assim, as alterações aos preços dos combustíveis repetem a mesma tendência, depois de, na semana passada, ter sido previso uma ligeira subida do preço da gasolina e uma descida de 6,8 cêntimos no gasóleo.

[Notícia atualizada às 19h56]

Leia Também: Gasolina deve ficar mais cara nove cêntimos na 2.ª feira. E o gasóleo?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório