Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Rússia paga dívida em rublos e recusa incumprimento. "Temos dinheiro"

A Rússia vai pagar a dívida externa em rublos se a licença para pagar em dólares não for renovada em 26 de maio e não tenciona declarar qualquer suspensão de pagamentos, disse hoje o ministro das Finanças russo, Anton Siluanov.

Rússia paga dívida em rublos e recusa incumprimento. "Temos dinheiro"
Notícias ao Minuto

12:57 - 18/05/22 por Lusa

Economia Rússia

"Não vamos declarar uma suspensão de pagamentos. Temos dinheiro", disse o ministro na conferência sobre educação "Novos Conhecimentos", afirma a Interfax.

"A nossa licença para o direito ao pagamento de dívidas externas (em dólares) expira em 25 de maio. No dia 26 dirão que não temos esse direito, e depois dirão que a Rússia não pagou as suas dívidas", sublinhou.

"Pagaremos em rublos aos investidores estrangeiros se nos encerrarem a infraestrutura ocidental" para o fazer em dólares, sublinhou.

A agência noticiosa Bloomberg disse que o gabinete de controlo de ativos estrangeiros (Office of Foreign Assets Control, OFAC) do Departamento do Tesouro dos EUA provavelmente vai deixar expirar a licença que serve de exceção e que foi aprovada pouco depois da imposição de sanções dos EUA contra a Rússia pela intervenção militar na Ucrânia.

Esta licença permitiu à Rússia pagar juros e evitar uma suspensão de pagamentos sobre a dívida do Estado.

Até agora conseguiu evitar um incumprimento de pagamentos depois de em finais de abril ter conseguido pagar à última da hora os juros de dois Eurobonds com vencimento em 2022 e 2024 no valor de 649,2 milhões de dólares, depois de ter recorrido às suas reservas em dólares.

Primeiro tentou pagar os juros em rublos através do depositário russo NSD, o qual foi rejeitado pela depositária internacional Euroclear.

Em 01 de fevereiro, a dívida pública externa da Rússia totalizava 59.500 milhões de dólares, incluindo 38.970 milhões de dólares em empréstimos obrigacionistas externos.

No total, a Rússia tem, atualmente, 15 empréstimos obrigacionistas a decorrer com vencimentos entre 2022 e 2047.

Leia Também: Ucrânia. EUA forneceram três vezes mais ajuda do que a UE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório