Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Gasóleo fica mais barato e Governo não mexe no ISP. Veja aqui a previsão

Informação avançada esta sexta-feira pelo Ministério das Finanças.

Gasóleo fica mais barato e Governo não mexe no ISP. Veja aqui a previsão
Notícias ao Minuto

19:15 - 13/05/22 por Ema Gil Pires

Economia Combustíveis

Tal como se esperava, os preços dos combustíveis deverão registar um comportamento misto no arranque da próxima semana. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças em comunicado, o preço da gasolina deve subir um cêntimo por litro, ao passo que o valor do gasóleo deve reduzir  6,8 cêntimos por litro. Isto tendo em conta o facto de que os valores dos descontos do ISP irão manter-se.

"Na próxima semana, as taxas unitárias do ISP ficarão inalteradas, mantendo-se a aplicação dos descontos atualmente em vigor", pode ler-se no comunicado enviado pelo ministério liderado por Fernando Medina.

Assim sendo, na próxima semana o alívio global da carga fiscal sobre os combustíveis por via do mecanismo de atualização semanal do ISP, bem como da " redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa de IVA de 13%", continuará a totalizar 21,5 cêntimos por litro de gasóleo e 22,5 cêntimos por litro de gasolina.

O Ministério das Finanças aponta ainda que esta situação "será reavaliada na próxima sexta-feira, dia 20 de maio", no âmbito da revisão semanal do mecanismo de atualização do ISP. Esta é uma medida que, como explicam as Finanças, "assegura a devolução da eventual receita extraordinária do IVA face à perspetiva de evolução dos preços".

Fonte do setor tinha já adiantado esta sexta-feira ao Notícias ao Minuto que deveria registar-se, no início da próxima semana, uma subida ligeira no preço da gasolina, com uma descida algo mais acentuada a poder-se verificar no gasóleo.

Lembre-se que, no início desta semana, o gasóleo e a gasolina voltaram a ficar mais caros - tendo o acréscimo da gasolina simples 95 sido mais pronunciado do que o do gasóleo simples. 

Segundo os dados divulgados esta semana pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), o preço de venda ao público médio da gasolina simples aumentou 7,6% em março face a fevereiro, para 1,975 euros por litro. No gasóleo simples a subida foi de 11,3%, para 1,901 euros.

[Notícia atualizada às 19h37]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório