Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Energia: "Não temos intenção nenhuma de recuperar produção a carvão"

O ministro do Ambiente garantiu hoje que o Governo não tem intenção de recuperar a produção elétrica a partir de carvão e considerou que "recuar no carvão" é "recuar para a insegurança".

Energia: "Não temos intenção nenhuma de recuperar produção a carvão"
Notícias ao Minuto

14:28 - 13/05/22 por Lusa

Economia Duarte Cordeiro

"Não temos intenção nenhuma de recuperar produção a carvão", garantiu o ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, em conferência de imprensa, após reunião do Conselho de Ministros, onde foi aprovado o mecanismo ibérico para limitar o preço do gás para produção elétrica a cerca de 50 euros por megawatts-hora (MWh).

Para o governante, "recuar no carvão ou recuar no sentido de aumentar dependência dos combustíveis fósseis é recuar para a insegurança, para o preço mais alto, para a volatilidade".

Portugal já não produz eletricidade a partir de carvão, desde o encerramento da produção termoelétrica da central do Pego, em Abrantes, em 2021.

Questionado sobre as declarações do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, que, em audição na Assembleia da República, na quinta-feira, disse não ter 'parti pris' (preconceitos) com projetos de exploração de gás, Duarte Cordeiro vincou que o "o Governo tem um programa e vai seguir o programa que tem".

"Nós, necessariamente, temos vantagens nas energias renováveis, elas são hoje as mais sustentáveis, as mais seguras, as mais competitivas. [...] o futuro do nosso país passa pelo eólico, pelo solar, pelos gases renováveis, e é isso que nós temos que desenvolver, é isso que esta inscrito no PRR [Programa de Recuperação e Resiliência] e no programa de Governo", afirmou Duarte Cordeiro.

"É esta linha, não é outra", garantiu.

Leia Também: Governo espera que empresas de energia compreendam mecanismo ibérico

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório