Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Emprego. Cinco "elementos obrigatórios" para um currículo de sucesso

Se está à procura de emprego, conheça aqui cinco elementos que "não podem faltar num currículo vencedor".

Emprego. Cinco "elementos obrigatórios" para um currículo de sucesso
Notícias ao Minuto

08:30 - 15/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Currículo

Se está a pensar mudar de emprego ou se anda mesmo à procura de um novo desafio profissional, este artigo é para si. Antes de mais, deve saber que há um conjunto de "elementos obrigatórios" que devem constar num currículo de sucesso. 

Quem o diz é o Mundo Ageas, uma marca do Grupo Ageas Portugal, que adianta cinco elementos que "não podem faltar num currículo vencedor". Tome nota: 

1. Informação completa, mas sucinta

"Um currículo de sucesso é constituído, no máximo, por duas páginas. Se puder condensar tudo o que precisa de transmitir em uma só página, tanto melhor. A seleção da informação é, assim, uma das primeiras e mais importantes tarefas na elaboração de um currículo. As secções a constar num CV são: informações pessoais; habilitações académicas; experiência profissional; competências adicionais (conhecimento de línguas e de informática, por exemplo); outras atividades e interesses."

2. Escrita irrepreensível, que inclua palavras-chave

"A era dos currículos impressos em papel terminou. Atualmente, os currículos são ficheiros eletrónicos, que antes de chegarem aos olhos dos especialistas em recursos humanos, passam pelo funil dos ATS - Applicant Tracking Sytems ou Sistemas de Rastreamento de Candidatos. As empresas utilizam estes programas informáticos para tornar o processo de seleção de colaboradores mais rápido e eficiente."

3. Layout simples, mas apelativo (e sem foto)

"Um currículo de sucesso deve ser apelativo, mas da lista de elementos obrigatórios não constam grafismos ou tipos de letra rebuscados. Aliás, devido à utilização dos ATS referidos acima, aconselha-se a não incluir imagens neste documento – incluindo a foto do candidato, que irá prender demasiado a atenção do recrutador, impedindo que este se concentre na informação mais importante."

4. Verdade e autenticidade no CV

"Cada candidato é único e o respetivo CV deve comunicar isso mesmo. Elabore o seu currículo de raiz, evitando cair na tentação de usar formulários disponíveis na internet onde só falta colocar os seus dados. Estes são currículos impessoais, que não chamam a atenção de quem está a avaliá-los. Por outro lado, não refira competências que não tem ou cursos que não fez. A veracidade do que consta no seu CV pode ser facilmente confirmada – ou desmascarada – na entrevista."

5. Informação sempre atualizada

"Por fim, nesta lista de elementos obrigatórios para um currículo de sucesso, falamos-lhe da importância de manter o seu currículo atualizado. Com o passar do tempo e a aquisição de novos conhecimentos e competências, a menção a experiências anteriores deixa de fazer sentido. Os profissionais de elaboração de currículos aconselham a não incluir referências com mais de 10 anos. Além disso, é bom manter-se informado sobre o que os recrutadores valorizam num dado momento."

Leia Também: "Paciência e gradualismo na política monetária são necessários"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório