Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Já recebeu reembolso do IRS? Cinco dicas para rentabilizar o dinheiro

Fique a par das dicas da DECO.

Já recebeu reembolso do IRS? Cinco dicas para rentabilizar o dinheiro
Notícias ao Minuto

09:15 - 12/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

O Fisco reembolsou 1.585 milhões de euros, no âmbito da campanha de IRS, até quarta-feira, tendo sido já entregues cerca de 3,6 milhões de declarações, anunciou o Ministério das Finanças. Já recebeu o reembolso e não sabe como pode rentabilizar o dinheiro? Este artigo é para si. 

"Receber o reembolso do IRS é uma lufada de ar fresco para a maioria das pessoas. O dinheiro extra pode ajudar a pagar algumas dívidas, reservar férias, dar como entrada num carro, entre outras situações que ficam adiadas quando o cinto está apertado", refere a DECO Proteste.

A organização de defesa do consumidor dá cinco dicas para rentabilizar este dinheiro. Tome nota: 

1. Depósitos a prazo

"Neste momento, os depósitos não são o produto mais interessante, mas pode aproveitar os 'superdepósitos', se forem adequados ao montante que tem disponível para aplicar. Os 'superdepósitos' são depósitos especiais para novos clientes ou novos montantes, com taxas de juro muito acima da média, mas geralmente por prazos muito curtos (três ou seis meses)."

2. Produtos de dívida pública

"Outra opção consiste em aplicar o dinheiro em produtos de dívida pública. Os Certificados de Aforro têm um mínimo de subscrição baixo (apenas 100 euros) e permitem entregas a qualquer momento."

3. Planos Poupança Reforma (PPR)
 
"Se não tem um PPR, o melhor é pensar seriamente no assunto, pois as reformas tendem a diminuir. Quanto mais cedo começar, mais liberdade terá para escolher produtos com maior potencial de rendimento e maior será o valor acumulado. Caso já tenha um plano poupança-reforma, compare-o com os melhores do mercado no site Ganhe Mais no PPR e descubra se deve transferi-lo para um produto mais rentável."

4. Seguros de capitalização

"Os seguros de capitalização de taxa fixa podem ser boas alternativas aos depósitos e títulos de dívida pública, pois garantem o capital e um rendimento mínimo. Mas trata-se de uma categoria onde os produtos são escassos."

5. Carteira de fundos

"Se não pretende um PPR ou já tem, e ainda assim quer usufruir dos ganhos potenciais das bolsas, pode criar uma carteira de fundos."

Leia Também: Covid-19: Luto inacabado pode ter impacto "devastador" na saúde mental

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório