Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

EDP vai instalar até 100 MWp de energia solar em unidades da Faurecia

A EDP fechou um acordo para instalar até 100 megawatts-pico (MWp) de energia solar distribuída em unidades da Faurecia na Europa, Ásia e Estados Unidos, num total de mais de 60 projetos, foi hoje anunciado.

EDP vai instalar até 100 MWp de energia solar em unidades da Faurecia
Notícias ao Minuto

08:05 - 12/05/22 por Lusa

Economia Energia

A EDP acaba de assinar uma parceria global para instalar até 100 MWp de energia solar em unidades da Faurecia na Europa, Ásia e Estados Unidos", indicou, em comunicado, a energética.

Assim, até ao final de 2023, a empresa pretende instalar mais de 60 parques solares de autoconsumo nas fábricas da empresa de componentes automóveis Faurecia em Portugal, Espanha, Itália, Estados Unidos, China, Coreia do Sul, Japão e Tailândia.

No comunicado, a EDP adiante que este é o maior projeto de energia solar distribuída assegurado, até ao momento, pelo grupo, bem como o primeiro a ser instalado, em simultâneo, com o mesmo parceiro em vários continentes.

O investimento - que não é revelado - nos painéis fica a cargo da EDP, assim como a sua manutenção e operação, através de contratos de longa duração.

Ao longo da próxima década, os mais de 60 projetos deverão ter 200.000 painéis solares, evitando mais de 60 toneladas de dióxido de carbono (CO2).

"Esta parceria demonstra a capacidade da EDP para dar resposta a clientes multinacionais que procuram contratar energia solar descentralizada em diferentes países para apoiar a transição energética a uma escala global", defendeu, citado no mesmo documento, o presidente executivo da EDP, Miguel Stilwell d'Andrade.

Por sua vez, o presidente executivo da Faurecia, empresa do grupo FORVIA, Patrick Koller afirmou que a produção de energia renovável é um ponto central no compromisso de atingir a neutralidade carbónica em 2025.

Na Europa e no Brasil, a EDP já instalou cerca de 300 MWp de solar distribuído em edifícios e terrenos de empresas e famílias.

Por sua vez, nos EUA e na Ásia Pacífico a empresa entrou neste segmento através da EDP Renováveis, com as aquisições da norte-americana C2 Omega e da asiárica Sunseap.

A EDP tem por objetivo instalar mais de dois gigawatts (GW) de energia solar distribuída nas casas e em empresas até 2025.

Leia Também: Está grávida? DGS dá-lhe 10 recomendações para uma alimentação saudável

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório