Meteorologia

  • 14 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Valor comercial do atum patudo aumentou 22% este ano na Madeira

O valor comercial do atum patudo aumentou 22% entre janeiro e abril face ao mesmo período de 2021, revelou hoje o Governo da Madeira, indicando que foram descarregadas 513 toneladas, que representaram uma faturação de dois milhões de euros.

Valor comercial do atum patudo aumentou 22% este ano na Madeira
Notícias ao Minuto

17:44 - 11/05/22 por Lusa

Economia Atum

A secretaria regional de Mar e Pescas da Madeira refere em comunicado que o valor total do pescado descarregado nas lotas da região entre janeiro e abril de 2022 "revela uma valorização do preço na primeira venda na ordem de 23,2%" em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o "volume total de pesca" registou um aumento de 10,18%.

A tutela destaca na mesma informação que, "entre as espécies que registam um acréscimo médio significativo, em termos de valor comercial, está o atum patudo".

Entre janeiro e abril deste ano, foram descarregas nas lotas da Madeira "pouco mais de 513 toneladas" de atum patudo, um aumento de 1,18% em relação ao período homólogo.

Já "o valor comercial desse aumento disparou para os 22,08%, representando uma faturação de 2.008.939 euros", salienta a Secretaria Regional de Mar e Pescas.

O Governo insular (PSD/CDS-PP) realça também que, entre janeiro e março deste ano, foram descarregadas 79 toneladas de atum patudo, sendo que no final de abril esse valor já se situava nas 513 toneladas.

Citado na nota, o secretário regional de Mar e Pescas, Téofilo Cunha (CDS-PP), sublinha "a subida significativa de captura do atum patudo, no espaço de um mês, com um aumento de 433 toneladas".

O governante considera que estes números "são um claro indicador de que os pescadores têm os seus rendimentos assegurados", acrescentando que "desde a semana posterior à Páscoa que o setor manifesta maior tranquilidade".

A época da safra do atum na Madeira começou oficialmente em 01 de abril e prolonga-se até outubro, envolvendo 30 embarcações e cerca de 400 pescadores.

O início da captura do atum foi marcado por diversas queixas dos pescadores, que exigiam uma diminuição do preço dos combustíveis.

Leia Também: Latas de atum Bom Petisco surgem em ração de combate russa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório