As temperaturas subiram nos últimos dias e muitos estão já a planear as tão aguardadas férias de verão. Contudo, este ano está tudo mais caro e, por isso, é importante ter atenção à 'saúde' da carteira. É possível ir de férias sem gastar muito dinheiro? Há algumas dicas que podem ajudar.
O Doutor Finanças reuniu cinco recomendações que podem ajudar a ter umas férias low-cost, sem comprometer as suas finanças pessoais. Tome nota:
1. Vá de férias na época baixa
"A época baixa é uma altura do ano em que há menos turismo. Esta altura varia de acordo com o país ou localidade que vai escolher visitar. Por vezes, a época baixa, se for num destino de praia, é associada aos meses frios e a época alta é associada aos meses de calor. Durante esta altura surgem várias vantagens para quem quer ir de férias sem gastar muito dinheiro."
2. Comece por planear e faça um orçamento
"Os seus planos para gozar férias devem começar com a maior antecedência possível. Assim sendo, o primeiro passo é definir quanto dinheiro vai meter de lado todos os meses para estas férias. Mesmo que sejam pequenas quantias, se começar cedo quando chegar a altura de fazer as suas férias, vai ter uma boa quantia amealhada para tal. Mas, atenção, defina um valor realista, não vale a pena pensar em guardar grandes valores e não conseguir cumprir."
3. Onde vai dormir nas suas férias low-cost?
"Primeiro, antes de começar a procura por alojamento, lembre-se se existe a possibilidade de ter um familiar ou amigo com casa perto da zona que vai visitar e se é possível lá ficar. Esta escolha permite-lhe poupar o montante destinado ao alojamento. Por outro lado, se não for possível, não precisa necessariamente de ficar num hotel já que a oferta é bastante diversificada e responde a todas as carteiras."
4. Como vai viajar?
"Sejam férias cá dentro ou noutro país, os transportes são sempre algo a ter em conta e para os quais é necessário reservar uma boa parte do seu orçamento. Na verdade, não basta pagar o valor da viagem de ida e volta para o destino escolhido, também vai precisar de se movimentar na localidade ou até mesmo entre localidades."
5. Tenha cuidado com as suas refeições
"Quando estamos de férias é 'normal' que não nos apeteça pensar em tarefas do dia a dia, nomeadamente preparar refeições. Contudo, comer fora todos os dias não é possível para quem quer fazer férias low-cost."
Leia Também: Pagar impostos por débito direto: Há um prazo para aderir?