Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Já a planear as férias? Cinco dicas para não gastar muito dinheiro

Se já está a pensar (e a planear) as próximas férias, saiba que existem alternativas e é possível fazer umas férias low-cost.

Já a planear as férias? Cinco dicas para não gastar muito dinheiro
Notícias ao Minuto

08:03 - 09/05/22 por Notícias ao Minuto

Economia Férias

As temperaturas subiram nos últimos dias e muitos estão já a planear as tão aguardadas férias de verão. Contudo, este ano está tudo mais caro e, por isso, é importante ter atenção à 'saúde' da carteira. É possível ir de férias sem gastar muito dinheiro? Há algumas dicas que podem ajudar. 

O Doutor Finanças reuniu cinco recomendações que podem ajudar a ter umas férias low-cost, sem comprometer as suas finanças pessoais. Tome nota: 

1. Vá de férias na época baixa

"A época baixa é uma altura do ano em que há menos turismo. Esta altura varia de acordo com o país ou localidade que vai escolher visitar. Por vezes, a época baixa, se for num destino de praia, é associada aos meses frios e a época alta é associada aos meses de calor. Durante esta altura surgem várias vantagens para quem quer ir de férias sem gastar muito dinheiro."

2. Comece por planear e faça um orçamento

"Os seus planos para gozar férias devem começar com a maior antecedência possível. Assim sendo, o primeiro passo é definir quanto dinheiro vai meter de lado todos os meses para estas férias. Mesmo que sejam pequenas quantias, se começar cedo quando chegar a altura de fazer as suas férias, vai ter uma boa quantia amealhada para tal. Mas, atenção, defina um valor realista, não vale a pena pensar em guardar grandes valores e não conseguir cumprir."

3. Onde vai dormir nas suas férias low-cost?

"Primeiro, antes de começar a procura por alojamento, lembre-se se existe a possibilidade de ter um familiar ou amigo com casa perto da zona que vai visitar e se é possível lá ficar. Esta escolha permite-lhe poupar o montante destinado ao alojamento. Por outro lado, se não for possível, não precisa necessariamente de ficar num hotel já que a oferta é bastante diversificada e responde a todas as carteiras."

4. Como vai viajar?

"Sejam férias cá dentro ou noutro país, os transportes são sempre algo a ter em conta e para os quais é necessário reservar uma boa parte do seu orçamento. Na verdade, não basta pagar o valor da viagem de ida e volta para o destino escolhido, também vai precisar de se movimentar na localidade ou até mesmo entre localidades."

5. Tenha cuidado com as suas refeições

"Quando estamos de férias é 'normal' que não nos apeteça pensar em tarefas do dia a dia, nomeadamente preparar refeições. Contudo, comer fora todos os dias não é possível para quem quer fazer férias low-cost."

Leia Também: Pagar impostos por débito direto: Há um prazo para aderir?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório