Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Companhias aéreas nigerianas suspendem voos domésticos na segunda

Uma dúzia de companhias aéreas nigerianas vão suspender os voos domésticos a partir de segunda-feira devido ao aumento dos preços dos combustíveis desde o início da guerra na Ucrânia, informou a Airline Operators of Nigeria (AON).

Companhias aéreas nigerianas suspendem voos domésticos na segunda
Notícias ao Minuto

13:50 - 07/05/22 por Lusa

Economia Voos

Nos últimos quatro meses, o preço do combustível "subiu de 190 nairas por litro (cerca de 0,43 euros) para 700 nairas atualmente (1,60 euros)", disse a AON na sexta-feira numa carta enviada hoje aos meios de comunicação locais, ao ministro da Aviação do país, Sadi Sirika, e à Autoridade Nigeriana de Aviação Civil.

Segundo a organização, embora o custo do combustível deva representar "40% do custo operacional global de uma companhia aérea, o atual aumento elevou o custo na Nigéria para cerca de 95%", um aumento que consideram "astronómico" e que também teve um impacto nos preços dos bilhetes.

Este aumento coloca "uma enorme pressão sobre a sustentabilidade das operações e a viabilidade financeira das companhias aéreas", lê-se na carta, levando as companhias a "suspender as operações a nível nacional a partir de segunda-feira, 09 de maio".

Entre os signatários estão Max Air, Ibom Air, United Nigerian Airlines e Air Peace, a maior companhia aérea do país e da África Ocidental.

A Nigéria, o país mais populoso de África (mais de 200 milhões de habitantes) e o principal produtor de petróleo do continente, não foi poupado aos problemas causados pela invasão da Ucrânia pela Rússia, tais como a escalada do preço dos combustíveis, alimentos e fertilizantes.

Leia Também: Kyiv anuncia afundamento de anfíbio russo na costa de Odessa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório