Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

ISP baixa na gasolina 2 cêntimos e no gasóleo 1,2 cêntimos na 2.ª feira

O Governo determinou uma redução adicional do ISP de dois cêntimos na gasolina e de 1,2 cêntimos no gasóleo a partir da próxima segunda-feira, que irá refletir-se num alívio da carga fiscal, informaram as Finanças.

ISP baixa na gasolina 2 cêntimos e no gasóleo 1,2 cêntimos na 2.ª feira
Notícias ao Minuto

20:03 - 06/05/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia Combustíveis

"O Governo determinou uma redução adicional do ISP de 1,2 cêntimos por litro de gasóleo e de dois cêntimos por litro de gasolina, a partir da próxima segunda-feira, dia 09 de maio. Considerando o efeito conjunto da tributação em sede de IVA e ISP, a decisão reflete-se num alívio da carga fiscal de 1,5 cêntimos por litro de gasóleo e 2,5 cêntimos por litro de gasolina", refere o Ministério das Finanças, num comunicado divulgado hoje.

A redução resulta do mecanismo de atualização semanal do ISP, que determina a devolução da eventual receita extraordinária do IVA, e voltará a ser reavaliada na próxima sexta-feira, dia 13 de maio, indica o executivo.

O Governo dá nota de que "o alívio agora decidido acresce às reduções de tributação já anteriormente implementadas, e que na última semana permitiram um desconto fiscal aos consumidores de 20 cêntimos por litro em cada um dos combustíveis".

Assim, segundo o Ministério das Finanças, durante a próxima semana, o alívio global da carga fiscal sobre os combustíveis por via do mecanismo semanal de revisão de ISP e redução das taxas unitárias deste imposto para o equivalente a uma taxa de IVA de 13% totalizará 21,5 cêntimos por litro de gasóleo e 22,5 cêntimos por litro de gasolina.

[Notícia atualizada às 20h38]

Leia Também: ERSE. Jaime Braga substitui Costa Silva no Conselho para os Combustíveis

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório