Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Consignação do IRS tem aumentado, mas 43% ainda não o faz

O trabalho, encomendado pela Operação Nariz Vermelho e a que agência Lusa teve acesso, aponta que 84% dos inquiridos "conhecem ou já ouviram falar da consignação do IRS".

Consignação do IRS tem aumentado, mas 43% ainda não o faz
Notícias ao Minuto

09:23 - 06/05/22 por Notícias ao Minuto com Lusa

Economia IRS

A percentagem de contribuintes portugueses que consigna 0,5% do IRS tem vindo a aumentar, mas 43% ainda não o faz, segundo um estudo da GFK.

O trabalho, encomendado pela Operação Nariz Vermelho e a que agência Lusa teve acesso, aponta que 84% dos inquiridos "conhecem ou já ouviram falar da consignação do IRS" e "mais de metade [57%, contra 32% em 2018] já contribuiu desta forma para uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS)".

A "grande maioria" (71%) dos que contribuem "fazem-no todos os anos," sendo que 67% opta por ir variando a IPSS que apoia, "procurando assim ajudar várias causas".

Entre os que nunca consignaram o IRS, a maior fatia (22%) aponta como motivo o facto de não tratar diretamente da sua declaração contributiva.

A amostra do estudo foi constituída por 1.000 entrevistas 'online' a indivíduos de ambos os géneros, com idades entre os 25 e os 64 anos e residentes em Portugal Continental.

Leia Também: Juros da dívida sobem a dois anos para novo máximo e caem a cinco e 10

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório