Procurar

Tarifa social de Internet: DECO vê falhas na "informação prestada"

Esta tarifa, recorde-se, destina-se a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais.

Tarifa social de Internet: DECO vê falhas na "informação prestada"

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
29/04/2022 08:09 ‧ há 3 anos por Notícias ao Minuto

A tarifa social de Internet fornece serviços de acesso à Internet em banda larga fixa ou móvel e destina-se a consumidores com baixos rendimentos ou com necessidades sociais especiais. Pode ser pedida desde fevereiro, mas a DECO Proteste vê falhas na informação que é disponibilizada por parte das operadoras. 

"Não só as condições definidas são insuficientes, o que já tínhamos alertado antes, como agora identificámos várias outras falhas, nomeadamente na informação prestada nas páginas de internet dos operadores e na forma como estão a ser cobrados os dados adicionais", diz a DECO Proteste, numa análise publicada o seu site

Além disso, a DECO diz que "depois de esgotado o limite de 15 GB de dados mensais incluídos na tarifa social de Internet, os consumidores não têm outra opção a não ser comprar um novo pacote de igual valor para continuar a navegar". 

A 11 de abril, a agência Lusa noticiou que se registavam, até esse momento, 310 pedidos de tarifa social de Internet, citando dados da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom).

Esta tarifa conta com cerca de 780 mil beneficiários potenciais, o universo da população que beneficia da tarifa social de eletricidade e da água.

A tarifa entrou em vigor este ano e em 21 de fevereiro passado o regulador Anacom tinha anunciado que a mesma já podia ser subscrita.

Para beneficiar desta tarifa, o pedido deverá ser formulado junto do operador de telecomunicações, o qual será depois encaminhado para a Anacom, "que verificará se reúne todos os requisitos", explicou o regulador, em fevereiro.

Leia Também: Consignação do IRS de 2020 'deu' 26 milhões a instituições. Como se faz?


  

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10