Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 29º

Consignação do IRS de 2020 'deu' 26 milhões a instituições. Como se faz?

Este ano, à semelhança dos anteriores, é possível ser solidário com o seu IRS.

Consignação do IRS de 2020 'deu' 26 milhões a instituições. Como se faz?
Notícias ao Minuto

08:00 - 29/04/22 por Notícias ao Minuto

Economia IRS

A consignação do IRS referente a 2020 permitiu distribuir 26 milhões de euros por várias instituições de solidariedade social e cultural, sendo que, no âmbito dessa campanha, meio milhão de agregados optaram por 'doar' parte do imposto. Sabe como funciona a consignação do IRS?

"Mais de 26 milhões de euros foram distribuídos a várias instituições de solidariedade social e cultural. Meio milhão de agregados familiares consignaram 0,5% do seu IRS em 2020", adianta a Autoridade Tributária (AT) numa publicação na rede social Facebook

A AT apela a que os contribuintes consignem o IRS, de modo a que o valor da campanha anterior seja superado: "Consigne o seu IRS. Juntos vamos superar este valor!"

Este ano, à semelhança dos anteriores, é possível ser solidário com o seu IRS. Há uma lista de 4.561 entidades a partir da qual pode escolher uma para atribuir 0,5% do seu IRS ou doar o benefício fiscal do IVA. Trata-se da consignação do IRS. 

Como se faz a consignação do IRS? 

A lista de instituições está disponível no Portal das Finanças - pode consultar aqui. Depois de escolher, pode indicar o NIF da entidade por si escolhida ao submeter a declaração do IRS. De acordo com a DECO Proteste, pode fazê-lo no quadro 11 da folha de rosto da declaração

Vale lembrar, contudo, que ao contrário da consignação do IRS, "se optar por consignar o valor do IVA perde o direito à respetiva dedução à coleta uma vez que esse valor será entregue à entidade indicada".

Ou seja, na prática, o impacto no 'bolso' dos contribuintes é diferente: No caso da consignação do IRS o dinheiro é subtraído à receita que reverteria para o Estado, sem ter, por isso, qualquer impacto no imposto do contribuinte (seja no que tenha a pagar ou no reembolso a receber), no caso do IVA, o valor é efetivamente oferecido por quem 'doa'.

Leia Também: Três milhões de declarações do IRS entregues. Reembolso médio é de 901€

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório