Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem hoje nova greve parcial

Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa cumprem hoje uma nova greve parcial, entre as 06:30 e as 09:00, devido à falta de condições de trabalho na área operacional, devendo a circulação ser retomada a partir das 09:30.

Trabalhadores do Metro de Lisboa cumprem hoje nova greve parcial
Notícias ao Minuto

06:20 - 29/04/22 por Lusa

Economia Greve

Contactada pela agência Lusa, Anabela Carvalheira, da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (FECTRANS), explicou que esta paralisação assenta nos mesmos motivos das duas greves parciais realizadas em março e nos passados dias 14 e 22 de abril.

"Os [motivos] são os mesmos, inalterados. Tem a ver com uma situação específica numa área da empresa que representa os trabalhadores maquinistas e os trabalhadores chefia do posto de comando central", relembrou Anabela Carvalheira.

Segundo a sindicalista, a nova greve prende-se com "a situação desregrada quer de horários, quer de falta de trabalhadores e más condições de trabalho e, sobretudo, a grande prepotência por parte da direção que leva a que os trabalhadores estejam a atingir o limite de cansaço".

"[Os trabalhadores] não podem continuar desta forma porque não conseguem cumprir com aquilo que é a necessidade de um bom serviço público de transporte", salientou.

De acordo com Anabela Carvalheira, a administração da empresa já "tentou perceber quais os motivos" dos trabalhadores para a greve, mas, frisou, que não valerá a pena continuarem a dizer que estão a tentar perceber, pois trata-se de uma "situação que se arrasta desde 2018 e quais os são os motivos que estão implícitos".

"Para já não há nenhuma reunião prevista com a administração", disse a responsável.

No 'site' do Metropolitano de Lisboa (ML), a empresa informa que "por motivo de greve convocada pelas organizações sindicais representativas dos trabalhadores do ML para o dia 29 de abril, a empresa prevê a paralisação do serviço de transporte das 06:30 às 09:00 e retoma da circulação de comboios a partir das 09:30".

Normalmente, o metro funciona entre as 06:30 e a 01:00.

Leia Também: Proposta do Governo aprovada hoje na generalidade pela maioria do PS

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório