João Galamba, secretário de Estado do Ambiente e Energia, terá demitido o presidente da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENSE), Filipe Meirinho, avança, esta quarta-feira, o Eco.
De acordo com o jornal, que cita duas fontes próximas do caso, Filipe Meirinho, que tinha sido reconduzido para um novo mandato de três anos à frente da organização em abril do ano passado, terá comunicado a sua demissão no passado dia 22 de abril, a ‘convite’ do secretário de Estado.
Entretanto, fonte ligada ao processo confirmou à Lusa que o presidente tinha apresentado a demissão, alegando motivos pessoais. "Confirmo que houve um pedido de demissão por razões estritamente pessoais", informou.
Sublinhe-se que o despacho da recondução de Meirinho foi assinado pelo então ministro do Ambiente e da Ação Climática Matos Fernandes e o secretário de Estado do Tesouro Miguel Campos Cruz.
É de realçar que Filipe Meirinho era presidente do Conselho de Administração da ENSE desde dezembro de 2016, por redenominação da Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC). A demissão surge numa altura particularmente preocupante para o mercado da energia devido à guerra vivida na Ucrânia.
Leia Também: Ministro diz que guerra mostra a urgência da transição energética