Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Sitava. Conflitos em relações laborais é "responsabilidade da Portway"

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) disse, esta terça-feira, que a "conflitualidade e o mal-estar" nas relações laborais "é da responsabilidade da Portway", pela "não aplicação ou aplicação enviesada" do Acordo de Empresa de 2020.

Sitava. Conflitos em relações laborais é "responsabilidade da Portway"
Notícias ao Minuto

19:49 - 12/04/22 por Lusa

Economia Portway

"Na sequência dos plenários que realizámos com os trabalhadores dos vários aeroportos, onde apresentámos a proposta final da Portway, a decisão foi clara e inequívoca: rejeitar a proposta da empresa", indicou em comunicado, salientando que, "entretanto, e nessa sequência", o grupo de 'handling' (assistência em terra nos aeroportos) "requereu à DGERT/Ministério do Trabalho um processo de prevenção de conflitos com todos os sindicatos".

Segundo o Sitava, na reunião, "a empresa informou pretender um AE [Acordo de E mpresa] único aplicável a todos os trabalhadores, mas quis colocar o ónus da apresentação de propostas do lado dos sindicatos" o que para a estrutura sindical "é inaceitável".

"Da nossa parte, reiterámos que a conflitualidade e o mal-estar cada vez mais latente nas relações laborais na empresa é da responsabilidade da Portway, designadamente pela não aplicação (ou aplicação enviesada) do AE de 2020, designadamente no que diz respeito à organização dos tempos de trabalho, pagamento dos feriados em escala ou avaliação de desempenho", referiu o Sitava.

O sindicato lamentou que "só agora, ao final de dois anos da publicação do AE de 2020" é que a empresa "assumiu o cumprimento de algumas matérias relacionadas com a organização dos tempos de trabalho, o que é absolutamente lamentável, mais parecendo haver conluios com interesses obscuros".

O Sitava assegurou que "a muito custo a empresa lá assumiu que o que pretende é congelar as carreiras em todos os acordos, seja o de 2020, seja o de 2016 ou o de 2022".

"Temos mantido uma postura séria, coerente e responsável, não embarcando no populismo fácil, mas efetivamente enquanto a Portway não assumir que quer ser uma empresa estruturada e estruturante no setor, com responsabilidade social e, como tal, estável e que ofereça condições dignas aos seus trabalhadores (designadamente perspetivas de carreira e de futuro), estaremos sempre mais longe de acordar o que quer que seja", indicou a estrutura sindical.  

"Nesse sentido, ainda que estejamos sempre disponíveis para dialogar com a empresa, o que consideramos urgente e pertinente é a aplicação correta do AE de 2020", referiu, revelando que se encontra "marcada uma nova reunião para dia 19 de abril".

No que diz respeito ao requerimento à DGERT de um processo de conciliação sobre o pagamento dos feriados em escala, "encontra-se marcada reunião para dia 20 de abril", revelou o Sitava.

"Recordamos que se mantém em vigor (para já, até 30 de junho) o nosso pré-aviso de greve aos feriados em escala, com o objetivo de proteger os trabalhadores destas arbitrariedades cometidas pela empresa, sempre em claro prejuízo dos mesmos de sempre", lê-se na mesma nota.

Leia Também: Mais de 200 funcionários saíram do SEF no último ano

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório