Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

AUTOvoucher acaba. Haverá "medida mais agressiva" de descida de impostos

Programa será substituído pela redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente à redução do IVA para 13%, o que o Governo considera ser uma "medida mais agressiva em termos de descida dos impostos". 

AUTOvoucher acaba. Haverá "medida mais agressiva" de descida de impostos
Notícias ao Minuto

08:17 - 11/04/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia Mendonça Mendes

O secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, disse esta segunda-feira que o AUTOvoucher vai terminar no final deste mês, sendo substituído pela redução do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) equivalente à redução do IVA para 13%, o que considera ser uma "medida mais agressiva em termos de descida dos impostos". 

"Tivemos também, até este momento e acabará no final deste mês, um subsídio de 20 euros" através do AUTOvoucher, começou por explicar o Mendonça Mendes, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros. "Aquilo que faremos agora é substituir esta medida de subsidiação por uma medida mais agressiva em termos de descida dos impostos, uma vez que ainda não temos luz verde de Bruxelas relativamente à descida da taxa do IVA", detalhou.

Na prática, "o que vamos fazer é assegurar que os portugueses, quando vão à bomba de gasolina na conta final pagarão o combustível como se tivesse uma taxa de IVA de 13% e não com uma taxa de 23%", explicou Mendonça Mendes. 

Esta medida, recorde-se, tinha sido já anunciada pelo primeiro-ministro, António Costa, na semana passada. De acordo com cálculos do Governo, aos preços de quinta-feira da semana passada, "estas medidas traduzem-se numa redução de 52% do acréscimo do preço do gasóleo e de 74% do preço da gasolina, registados desde outubro de 2021", disse Costa na altura. 

De acordo com os dados da Entidade Nacional para o Setor Energético (ENSE), o preço de venda ao público (PVP) no continente do litro de gasolina simples foi, na quinta-feira, de 2,030 euros e de 1,981 euros no gasóleo simples.

A aplicação da taxa intermédia do IVA ao PVP de quinta-feira faria o preço por litro recuar em 16,5 cêntimos na gasolina e em 16,1 cêntimos no gasóleo, sendo esta descida é assumida por via do ISP - solução que Portugal vai adotar por não haver ainda autorização de Bruxelas para que os Estados-membros possam aplicar aos combustíveis taxas de IVA inferiores à normal (que no caso português é de 23%).

"Todos sabemos que, em Portugal como na generalidade dos países europeus, a carga fiscal é algo que pesa significativamente naquele que é o preço final de venda ao público. Por isso mesmo, a primeira medida que tomamos foi garantirmos que os portugueses não estariam a pagar mais impostos em função do aumento do preço dos combustíveis", disse ainda o secretário de Estado. 

Leia Também: "Não é um conflito entre Rússia e Ucrânia. É entre a Rússia e o Ocidente"

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório