Desemprego na Alemanha mantém-se em 5% em março

A taxa de desemprego na Alemanha manteve-se em 5% em março, segundo dados corrigidos das variações sazonais publicados hoje pela agência de emprego, que de momento vê apenas um ligeiro impacto da guerra na Ucrânia no mercado de trabalho.

Desemprego na Alemanha mantém-se em 5% em março

© Lusa

Lusa
31/03/2022 10:00 ‧ 31/03/2022 por Lusa

Economia

Desemprego

O número de desempregados na maior economia da Europa diminuiu em 18.000 (em dados corrigidos das variações sazonais) face a fevereiro, uma redução menor do que a verificada em fevereiro (-32.000), quando a taxa desceu de 5,1% para 5,0%.

A taxa de desemprego subiu para 6% devido à pandemia de covid-19, e depois voltou ao nível pré-crise após um rápido declínio a partir de maio de 2021.

"O mercado de trabalho continua a melhorar", nota Daniel Terzenbach, diretor regional da agência de emprego.

"O desemprego está a diminuir e o emprego a aumentar com o relaxamento [das restrições] e o início da primavera", acrescentou.

As consequências da guerra na Ucrânia "só são visíveis nos dados isoladamente", segundo o especialista, embora "os perigos de uma maior escalada e, por exemplo, uma paragem no fornecimento de energia, pesem na evolução económica".

O influente grupo de economistas que aconselha o Governo alemão "cinco sábios" cortou na quarta-feira a previsão de crescimento para 2022 da maior economia da Europa de 4,6% para 1,8% devido à guerra na Ucrânia.

Os "cinco sábios" também esperam que a inflação atinja um pico de 6,1% este ano, antes de cair para 3,4% em 2023, quando o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deverá recuperar para 3,6%, de acordo com um comunicado.

A maior economia da Europa já tinha tido um desempenho inferior ao dos vizinhos europeus em 2021, com a escassez de componentes e matérias-primas a travar a atividade industrial.

A Alemanha está particularmente exposta às consequências económicas da guerra na Ucrânia devido à sua forte dependência do gás russo e ao peso da sua indústria, que sofre de problemas de abastecimento agravados pela guerra.

Leia Também: Bolsa de Lisboa em baixa com EDP Renováveis a cair 1,30%

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas