Meteorologia

  • 14 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 18º MÁX 29º

Guerra vai desacelerar crescimento mundial. Zona euro será mais afetada

"A escalada do conflito na Europa coloca desafios à recuperação da economia mundial e desencadeia o crescimento de riscos geopolíticos", estima a  Euler Hermes.

Guerra vai desacelerar crescimento mundial. Zona euro será mais afetada
Notícias ao Minuto

09:24 - 28/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Crescimento

A guerra na Ucrânia vai desacelerar o crescimento económico mundial, com especial impacto na zona euro, de acordo com a Euler Hermes, acionista da COSEC - Companhia de Seguro de Créditos, que estima que a economia global avance 3,3% este ano. 

Trata-se de uma "revisão em baixa (menos 0,8 pontos percentuais que inicialmente se antecipava no início do ano) que reflete os novos desafios geopolíticos que o mundo enfrenta", de acordo com um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso. 

"A escalada do conflito na Europa coloca desafios à recuperação da economia mundial e desencadeia o crescimento de riscos geopolíticos", estima a  Euler Hermes.

No próximo ano, a Euler Hermes antecipa que o produto interno bruto (PIB) mundial deverá avançar 2,8% (menos 0,4 pontos percentuais).

Zona euro é mais afetada

A economia da zona euro vai ser "a mais afetada pela guerra, depois da economia ucraniana e da russa", conclui o estudo da Euler Hermes, que estima que o PIB da zona euro cresça 2,6% neste ano, menos 1,2 pontos percentuais que inicialmente se antecipava no início do ano.

"O crescimento económico do bloco da moeda única vai ser afetado especialmente pela forte quebra no comércio entre a Zona Euro e a Rússia. As exportações totais das maiores economias do euro para a Rússia representam menos de 2%, pelo que o impacto global será relativamente moderado. Contudo, alguns setores que dependem muito de bens oriundos da Rússia ou da Ucrânia – como componentes para a indústria automóvel – deverão enfrentar problemas nas cadeias de abastecimento", pode ler-se no mesmo comunicado. 

Leia Também: Empréstimo para comprar casa: Taxa variável, mista ou fixa?

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório