Nos primeiros dois meses da segunda fase dos projetos 'Quando do Velho se Faz Novo' e 'Bebidas+Circulares', ou seja, janeiro e fevereiro, foram recolhidas mais de 500 mil embalagens de bebidas, segundo um comunicado divulgado.
"Mais de cinco mil utilizadores já fizeram o registo online para aceder às plataformas nas quais os pontos acumulados podem ser trocados por prémios que apelam a comportamento sustentáveis", lê-se, na mesma nota.
"Promovidas pelo consórcio APED/APIAM/PROBEB, com diferente implantação geográfica e especificidades no âmbito das tipologias de embalagens aceites nas máquinas, as iniciativas 'Quando do Velho se Faz Novo' e 'Bebidas+Circulares' partilham o objetivo comum de incentivar e premiar a devolução de embalagens de bebidas não reutilizáveis para reciclagem e incorporação como matéria-prima na produção de novas embalagens de bebidas, visando promover a sustentabilidade ambiental através de uma economia mais circular", de acordo com o comunicado.
"O utilizador é convidado a colocar as embalagens e garrafas nas máquinas disponíveis para este efeito, obtendo um talão com um código QR que deverá ser registado na plataforma 'online'", explicaram as entidades.
Leia Também: Porto vai ter um novo parque urbano. Construção arranca no próximo ano