Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Afinal, preços dos combustíveis desceram menos do que o previsto

A gasolina simples 95 baixou, em média, 11 cêntimos por litro, ao passo que o gasóleo ficou mais barato 14 cêntimos por litro. O Governo estimava uma decida de 13 cêntimos no caso da gasolina e de 17 cêntimos no caso do gasóleo.

Afinal, preços dos combustíveis desceram menos do que o previsto
Notícias ao Minuto

14:43 - 22/03/22 por Notícias ao Minuto

Economia Combustíveis

Os preços dos combustíveis baixaram em Portugal no arranque desta semana, mas ainda assim a descida ficou aquém das expectativas do Governo. Uma análise aos preços médios da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) revela que a gasolina simples 95 baixou, em média, 11 cêntimos por litro, ao passo que o gasóleo ficou mais barato 14 cêntimos por litro

Vamos aos cálculos. O preço médio da gasolina simples 95 era de 1,927 euros por litro na segunda-feira, abaixo dos 2,037 euros por litro registados na sexta-feira. São menos 11 cêntimos por litro. 

Já o gasóleo simples custava, em média, 1,847 euros por litro na segunda-feira, também abaixo dos 1,991 euros por litro verificados na sexta-feira. A diferença é de 14 cêntimos.

Apesar de os preços terem descido, a verdade é que desceram menos do que as estimativas do Governo apontavam. 

Na sexta-feira, o Ministério das Finanças indicou que o preço do gasóleo deveria baixar 17 cêntimos e o da gasolina 13 cêntimos. Apesar da estimativa de descida dos preços, recorde-se, o Governo decidiu manter a redução das taxas do imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP).

A decisão do Governo de não fazer esta compensação resulta da instabilidade da evolução do mercado, também de não haver ainda uma resposta de Bruxelas nomeadamente sobre o pedido efetuado por Portugal de redução, temporária e excecional, da taxa o IVA aplicável à venda de combustíveis.

Leia Também: Espanha: Danone ameaça parar fábricas na falta de acordo com camionistas

 

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório