Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Goldman Sachs encerra operações na Rússia

O Goldman Sachs anunciou hoje que vai encerrar a operação na Rússia, na sequência do conflito na Ucrânia, tornando-se o primeiro grande banco de Wall Street a fazê-lo.

Goldman Sachs encerra operações na Rússia
Notícias ao Minuto

16:46 - 10/03/22 por Ânia de Ataíde

Economia Ucrânia/Rússia

"O Goldman Sachs vai encerrar as suas operações na Rússia, de acordo com os requisitos regulatórios e de licenciamento", segundo uma declaração do Goldman Sachs, enviada hoje aos meios de comunicação.

O banco de investimento norte-americano assinalou estar focado "em apoiar" os "clientes a nível global na gestão ou encerramento de obrigações pré-existentes no mercado e garantir o bem-estar dos nossos associados", acrescentou.

De acordo com o último relatório anual, a exposição do Goldman Sachs à Rússia no final de 2021 totalizou 650 milhões de dólares (590 milhões de euros), sendo a grande maioria relacionada com as reivindicações de agentes privados e mutuários.

O banco não deu mais detalhes sobre o número de funcionários no país.

O Citigroup, que tinha uma exposição total de 9,8 mil milhões de dólares (cerca de 8,9 mil milhões de euros) à Rússia no final de dezembro, por sua vez indicou na quarta-feira que está "a avaliar as (suas) operações no país".

A Rússia lançou na madrugada de 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que causou pelo menos 516 mortos e mais de 900 feridos entre a população civil e provocou a fuga de mais de 2,1 milhões de pessoas para os países vizinhos, segundo os mais recentes dados da ONU.

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas a Moscovo.

Leia Também: Lucro do Goldman Sachs sobe 129% em 2021, mas recua no 4.º trimestre

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório