NOS. Temas dos acionistas "não têm qualquer impacto na gestão da empresa"

O presidente executivo da NOS, Miguel Almeida, disse hoje que os temas dos acionistas "não têm qualquer impacto na gestão da empresa", em conferência de imprensa hoje de manhã em Lisboa.

Miguel Almeida, NOS, presidente, CEO

© Global Imagens

Lusa
04/03/2022 12:23 ‧ 04/03/2022 por Lusa

Economia

Miguel Almeida

Questionado sobre o ponto de situação da Zopt (acionista maioritária da NOS), Miguel Almeida disse que não discute assuntos de acionistas e que, "independentemente dos temas que extravasam" a administração, o importante é que "nada disso tem qualquer impacto na gestão da empresa", considerando que isso mesmo se vê pelo nível de investimento.

Na apresentação dos resultados de 2021, cujos lucros subiram 56,7% para 144,2 milhões de euros, o gestor destacou o investimento de 574 milhões de euros em 2021 e, no total, de 2.100 milhões de euros nos últimos cinco anos.

Quanto a dividendos, a administração da operadora NOS vai propor em assembleia-geral o pagamento de um dividendo de 27,8 cêntimos por ação, o mesmo valor pago nos últimos anos. O valor total corresponde cerca de 143 milhões de euros.

A NOS tem como principal acionista a Zopt (holding detida em 50% pela Sonaecom e a restante metade por Isabel dos Santos, sendo que esta parte está arrestada pelo tribunal), com 52,15% do capital social. A Sonae SGPS tem 7,38% e a Mubadala Investment Company (fundo soberano de Abu Dhabi) 5,0%.

A participação de Isabel dos Santos na ZON, através da ZOPT, está arrestada pelo tribunal, sendo que os dividendos que a NOS distribua ficam retidos em depósito na Caixa Geral de Depósitos, à ordem do tribunal.

Em março de 2021, a presidente executiva da Sonae, Cláudia Azevedo, afirmou que está "na expectativa" que "seja corrigido" o arresto de bens da ZOPT para que a parceria com a empresária angolana seja dissolvida.

Leia Também: NOS "obteve um desempenho assinalável" em 2021

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas