Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

NOS. Temas dos acionistas "não têm qualquer impacto na gestão da empresa"

O presidente executivo da NOS, Miguel Almeida, disse hoje que os temas dos acionistas "não têm qualquer impacto na gestão da empresa", em conferência de imprensa hoje de manhã em Lisboa.

NOS. Temas dos acionistas "não têm qualquer impacto na gestão da empresa"
Notícias ao Minuto

12:23 - 04/03/22 por Lusa

Economia Miguel Almeida

Questionado sobre o ponto de situação da Zopt (acionista maioritária da NOS), Miguel Almeida disse que não discute assuntos de acionistas e que, "independentemente dos temas que extravasam" a administração, o importante é que "nada disso tem qualquer impacto na gestão da empresa", considerando que isso mesmo se vê pelo nível de investimento.

Na apresentação dos resultados de 2021, cujos lucros subiram 56,7% para 144,2 milhões de euros, o gestor destacou o investimento de 574 milhões de euros em 2021 e, no total, de 2.100 milhões de euros nos últimos cinco anos.

Quanto a dividendos, a administração da operadora NOS vai propor em assembleia-geral o pagamento de um dividendo de 27,8 cêntimos por ação, o mesmo valor pago nos últimos anos. O valor total corresponde cerca de 143 milhões de euros.

A NOS tem como principal acionista a Zopt (holding detida em 50% pela Sonaecom e a restante metade por Isabel dos Santos, sendo que esta parte está arrestada pelo tribunal), com 52,15% do capital social. A Sonae SGPS tem 7,38% e a Mubadala Investment Company (fundo soberano de Abu Dhabi) 5,0%.

A participação de Isabel dos Santos na ZON, através da ZOPT, está arrestada pelo tribunal, sendo que os dividendos que a NOS distribua ficam retidos em depósito na Caixa Geral de Depósitos, à ordem do tribunal.

Em março de 2021, a presidente executiva da Sonae, Cláudia Azevedo, afirmou que está "na expectativa" que "seja corrigido" o arresto de bens da ZOPT para que a parceria com a empresária angolana seja dissolvida.

Leia Também: NOS "obteve um desempenho assinalável" em 2021

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório