Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Medidas fiscais devem responder à subida dos preços, defende AHRESP

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje que o Orçamento do Estado para 2022 contemple "ajustamentos na área fiscal para responder à subida dos preços", agora agravada pela invasão russa da Ucrânia.

Medidas fiscais devem responder à subida dos preços, defende AHRESP
Notícias ao Minuto

11:37 - 04/03/22 por Lusa

Economia AHRESP

"A tragédia humana vivida na Ucrânia terá consequências profundas para a Europa e para o mundo, mas terá, também, consequências inevitáveis para a economia, que ainda não conseguiu sair da crise gerada pela pandemia. Um dos temas mais prementes é o aumento dos custos energéticos e de produtos agrícolas, que irá repercutir-se na inflação", sustenta a AHRESP no seu boletim diário.

Assim, a associação defende que "o novo executivo, que tomará posse dentro de um mês, deverá planear o Orçamento do Estado para 2022 tendo já em conta este novo contexto", destacando, em concreto, "a importância de haver ajustamentos necessários na área fiscal para responder à subida dos preços".

A Rússia invadiu a Ucrânia na madrugada de 24 de fevereiro, numa ação descrita pelo Presidente Vladimir Putin como uma "operação militar especial" para proteger as pessoas que "têm sofrido abusos e genocídios por parte do regime de Kiev durante oito anos".

Putin disse que a operação visa "desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia", recordou a agência TASS.

A invasão foi criticada pela generalidade da comunidade internacional.

A União Europeia (UE), países como os Estados Unidos, o Reino Unido, o Japão ou a neutral Suíça, bem como federações desportivas, impuseram sanções duras à Rússia, que estão a afetar setores como a banca, a aviação ou o desporto.

As sanções também visam individualidades russas, como o próprio Putin ou o seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Serguei Lavrov.

A ONU deu conta de que mais de um milhão de pessoas fugiram para a Polónia, Hungria, Moldova e Roménia desde o início da invasão da Ucrânia.

Leia Também: Microcrédito ao turismo: AHRESP pede prorrogação do período de carência

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório