Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Portugal quer ser reconhecido como "parceiro" na governação dos oceanos

Portugal quer ser reconhecido pela comunidade internacional como um parceiro implicado na governação dos oceanos, disse hoje o ministro do Mar, na abertura do Fórum do Oceano, que junta cientistas portugueses e franceses, em Paris.

Portugal quer ser reconhecido como "parceiro" na governação dos oceanos
Notícias ao Minuto

10:59 - 02/03/22 por Lusa

Economia Economia

"A política portuguesa para os oceanos é favorável a uma economia azul sustentável, no quadro de um oceano são e com a ajuda do conhecimento científico, fazendo reconhecer Portugal como um parceiro implicado na governação dos oceanos" afirmou Ricardo Serrão Santos.

A abertura deste encontro internacional aconteceu no auditório do Centro Internacional de conferências da Sorbonne e contou ainda com a participação de, ministra do Mar francesa, Annick Girardin, presidente do Museu de História Natural, Bruno David, e da presidente da Sorbonne, Nathalie Drach-Temam.

Até sexta-feira, o mar vai estar no centro das discussões de cientistas portugueses e franceses, mas também empresários e políticos no Museu de História Natural de Paris, numa iniciativa que integra a Temporada Cruzada entre França e Portugal.

"As relações entre Portugal e a França são muito particulares, de certeza porque temos os dois este laço com o mar, que é muito forte", referiu a ministra Annick Girardin, acrescentando que não é por acaso que França e Portugal são os únicos dois países da União Europeia com um ministério dedicado exclusivamente ao mar.

O conhecimento científico sobre este território ainda desconhecido em grande parte, é essencial para a tomada de decisões que devido às alterações climáticas têm um impacto importante para o futuro da Humanidade.

"A complexidade dos fenómenos aos quais estamos confrontados exigem informações científicas fiáveis para apoiar negociações políticas claras, não podemos negociar sobre o clima ou decidir uma moratória, não há sindicatos ou confederações que representem estes fenómenos, a nossa ferramenta é o conhecimento científico e a mudança de comportamentos", declarou Ricardo Serrão Santos.

O evento em Paris acontece poucas semanas depois da Cimeira do Mar em Brest que reuniu líderes do Mundo inteiro, incluindo Emmanuel Macron e também Marcelo Rebelo de Sousa. Este fórum quer também marcar o caminho para a Conferência dos Oceanos, organizada por Portugal e pelo Quénia, no mês de junho em Lisboa.

De forma a transformar este encontro num evento cruzado, uma outra edição do Fórum Oceano vai realizar-se em Lisboa, a 02 de setembro, com o tema "O Atlântico uma visão franco-portuguesa partilhada".

A Temporada Portugal-França 2022 é uma iniciativa de diplomacia bilateral entre Portugal e França, que visa aprofundar o relacionamento cultural entre os dois países.

Conta com uma programação que decorrerá entre fevereiro e outubro deste ano, em várias áreas, entre espetáculos, exposições e manifestações de gastronomia, entre outros eventos.

Leia Também: Produção anual e resíduos de plástico duplicaram em duas décadas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório