"País empobreceu menos do que parece"

O conselheiro de Estado, Vítor Bento, disse hoje no Congresso da Distribuição Moderna, organizado pela APED, que o “país empobreceu menos do que parece” e que será difícil Portugal regressar aos níveis de dívida que já teve porque “não haverá quem empreste”, escreve o Dinheiro Vivo.

Notícia

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
25/03/2014 19:35 ‧ 25/03/2014 por Notícias Ao Minuto

Economia

Vítor Bento

Vítor Bento participou hoje no V Congresso da Distribuição Moderna, organizado pela APED. Na sua intervenção, o conselheiro de Estado garantiu que o nível de empobrecimento não é tão grande como parece.

“O país empobreceu menos do que parece. O país já era pobre, vivia era com vida de rico", sublinhou, citado pelo Dinheiro Vivo.

Para o economista, o “país tinha um rendimento menor que a despesa que fazia”. Isto é, “criávamos a aparência de ser mais ricos”. No entanto, foi necessário “ajustar a despesa para o rendimento que existe e, no processo, o rendimento caiu. Esta segunda parte é que é o verdadeiro empobrecimento”, assegurou.

Vítor Bento disse ainda não acreditar que “a economia volte rapidamente aos níveis de endividamento que teve” até porque “não haverá quem empreste”.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas