Meteorologia

  • 26 JUNHO 2022
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Fitch Solutions melhora crescimento de Moçambique para 5% este ano

A consultora Fitch Solutions melhorou hoje a previsão de crescimento para Moçambique, antecipando uma expansão económica de 5% este ano, acima dos 2,8% do ano passado, e melhor que a média de 4% entre 2015 e 2019.

Fitch Solutions melhora crescimento de Moçambique para 5% este ano
Notícias ao Minuto

18:36 - 16/02/22 por Lusa

Economia Fitch

"Antevemos uma forte recuperação económica em Moçambique em 2022, com o levantamento das medidas de distanciamento social a aumentar o consumo privado, enquanto um ambiente de segurança mais estável conduz a um investimento mais forte, particularmente no setor dos hidrocarbonetos", dizem os analistas da consultora detida pelos mesmos donos da agência de notação financeira Fitch Ratings.

"Prevemos um crescimento de 5% em 2022, acima do crescimento estimado de 2,8% em 2021 e signficativamente mais forte que a média de 4% registada entre 2015 e 2019", lê-se numa análise à economia moçambicana.

No documento, enviado aos clientes e a que a Lusa teve acesso, a Fitch Solutions lembra que os sinais estão visíveis, apontando para o crescimento de 3,4% no terceiro trimestre do ano passado, face ao período homólogo, que compara com os 2% de crescimento homólogo registados no trimestre anterior.

Assim, os analistas reviram em alta a previsão anterior, de 4,4% para 5%, "sustentada nos sinais do regresso do investimento e nas exportações mais fortes de gás natural liquefeito, e colocando o país confortavelmente acima da média prevista de crescimento para a África subsaariana, de 3,8%".

A produção de gás natural liquefeito vai motivar um rápido crescimento das exportações, fazendo com que "Moçambique seja um exportador líquido de gás pela primeira vez no segundo semestre deste ano quando o projeto Coral South FLNG, da Eni, começar a produzir", o que vai contribuir em 0,6 pontos percentuais para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, concluem os analistas.

Leia Também: Fitch não espera aumento do desemprego com retirada dos apoios

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório